Menino que nasceu sem olho e sem nariz ganha nova face após cirurgia

Operação de Yahya El Jabaly, de três anos, durou 18 horas

Por O Dia

Marrocos - Um menino marroquino de apenas três anos, acaba de ganhar uma nova face. O pequeno Yahya El Jabaly que nasceu sem olhos e sem nariz, teve o rosto reconstruído em uma cirurgia arriscada que durou 18 horas. Na operação, realizada na Austrália, os médicos remodelaram os ossos do rosto do menino, além do nariz e dos olhos. Ele passa bem. As informações são do site "Daily Mail".

Yahya El Jabaly%2C de três anos%2C antes da cirurgia%2C e atualmenteReprodução


A mãe do menino teve complicações no útero durante a gestação e Yahya nasceu com deformidades no rosto. Mustafa, um grande amigo da família que mora na cidadezinha de Tangier, no Marrocos, contou a história do menino no Facebook no ano passado e pediu ajuda. O caso comoveu médicos australianos da ONG Moroccan Children’s Appeal que ofereceram uma cirurgia para o garoto. A operação só foi realizada este ano porque a ONG e os médicos demoraram a conseguir dinheiro e apoio de outros profissionais para que a cirurgia fosse realizada.

O menino ainda vai precisar passar por novas cirurgias para recompor o nariz e colocar próteses oculares, mas já está em casa e aprendendo a falar normalmente, o que era impossível antes da cirurgia.

Em entrevista ao programa "Sunday Night", em Londres, o pai do menino comemorou a recuperação dele. "É uma enorme alegria, uma grande felicidade de ver o meu filho em tal situação."

Tomografia mostra como era o crânio do menino antes da cirurgia reparadoraReprodução


Últimas de _legado_Mundo e Ciência