Polícia realiza operação em comunidade de Jacarepaguá

Setenta agentes de três delegacias especializadas participaram da ação no Morro da Covanca

Por O Dia

Rio - Cerca de setenta agentes de três divisões de homicídios da Polícia Civil (Capital, Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo e Itaboraí) realizaram uma mega-operação no Morro da Covanca, em Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade, na manhã desta terça-feira. Segundo o delegado Daniel Rosa, da DH Capital, traficantes daquela comunidade usam a região de mata de Jacarepaguá para fugir para os morros São José Operário, Bateu Mouche e do Complexo do Lins.

GALERIA: Polícia faz operação no Morro da Covanca

"Conseguimos identificar as principais lideranças e mapear as rotas de fuga, mas prefiro não citar nomes para não atrapalhar as investigações, que irão continuar e serão intensificadas, no intuito de reduzir a ação do tráfico nessas comunidades", afirmou o delegado.

Polícia Civil faz operação no Morro da Covanca%2C em Jacarepaguá. Objetivo dos cerca de 100 agentes é cumprir mandados de prisãoFoto%3A Osvaldo Praddo / Agência O Dia

Segundo Daniel Rosa, nos últimos seis meses, o número de assassinatos naquela região aumentou, principalmente aqueles ligados ao tráfico de drogas. "Nessas comunidades, o tráfico é comandado pelo Comando Vermelho e outras facções e milicianos tentam tomá-las", contou o delegado.

"Os traficantes passam pela mata e a topografia favorece esse tipo de movimentação. Vão de uma favela para a outra", acrescentou Daniel Rosa, afirmando que 'a operação é também para fazer com que as pessoas que moram nessas comunidades se sintam mais seguras e não passem pelos intensos tiroteios que vêm ocorrendo nos últimos seis meses".

Blindados da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e helicópteros também dão apoio aos policiais. Houve disparos no momento da chegada dos agentes, por volta das 5h30. Carros e motos que passam pela Estrada da Covanca, um dos acessos a comunidade, são revistados.

Últimas de Rio De Janeiro