Trânsito vira teste de paciência no feriado

Fluxo já começa a piorar desde as 16h desta quarta-feira e fica ruim até às 15h de sexta

Por O Dia

Rio - Com promessa de sol e calor no feriado, quem já está de malas prontas para sair do Rio deve planejar bem os horários de ida e volta. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito já começa a piorar desde as 16h desta quinta-feira e fica ruim até às 15h de sexta. Nestes dias, só na ponte Rio-Niterói, são esperados 350 mil veículos.

O trânsito também deve ficar crítico na BR-101 (Rio-Campos), no trevo de Manilha, e na Via Lagos, onde haverá o triplo do efetivo policial para prevenir acidentes e arrastões. Partindo da Rodoviária Novo Rio, mais de 1.100 ônibus deixarão a cidade hoje, transportando 33 mil passageiros.

Só na ponte Rio-Niterói%2C são esperados 350 mil veículos nesta quinta e sexta-feiraBanco de imagens

No domingo, a entrada de uma frente fria que provoca chuva forte no final da tarde vai complicar ainda mais o trânsito naturalmente confuso na volta para casa. Por isso, a PRF recomenda que os carros retornem até às 14h. O órgão lembra que motoristas devem ter cuidado com as ultrapassagens nas pistas simples, sobretudo na BR-101 Norte, altura de Rio Bonito, na BR 101 Sul, próximo a Mangaratiba, e na BR 393 (Rio-Bahia), sentido Barra do Piraí, que registram maiores índices de acidentes nos feriados.

Quem fica na cidade não poderá contar com os serviços de bancos e lojas de rua, mas os shoppings abrirão das 15h às 21h, e os supermercados, das 8h às 14h, dependendo da indicação da gerência. Os transportes deverão funcionar como nos domingos. O Metrô Rio opera das 7h às 23h e a Supervia, assim como as Barcas, em horário normal com intervalos maiores entre as viagens. Os horários estão disponíveis nos respectivos sites das concessionárias.

Os Hospitais de emergência e unidades 24 horas de Saúde funcionam ininterruptamente. Já as unidades primárias (clínicas da família e centros municipais de saúde) estarão fechadas.