Nestor Rocha: Um legado para o amanhã

O legado contínuo trazido pelos Jogos é o aumento do interesse de crianças e jovens pelo esporte

Por O Dia

Rio - Acredito que a importância de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos ultrapassa a concretização de obras de infraestrutura e de projetos de mobilidade urbana: o evento terá impacto direto na educação de nossos jovens e na implementação de políticas públicas duradouras. As grandes obras de renovação urbana não pretendem apenas viabilizar a realização do maior evento do esporte mundial, mas também foram pensadas a fim de reverter para a população importante legado social.

Grande exemplo de como os Jogos podem auxiliar na condução do desenvolvimento educacional e social da população do Rio é a Arena do Futuro, mo Parque Olímpico da Barra, e que sediará as competições de handebol e de golbol. Após os Jogos, a Arena será desmontada para dar lugar a quatro escolas municipais, que atenderão 500 alunos cada. O reaproveitamento da Arena, além de consistir em um legado educacional, ainda evita a subutilização de instalações esportivas e o desperdício de investimentos que são revertidos para a população.

Ainda no Parque Olímpico, outra Arena será transformada em equipamento voltado para a Educação. A Arena 3 será o Ginásio Experimental Olímpico, que contará com 24 salas de aula, duas salas multiúso e dois laboratórios, um de mídia e um de ciências. A proposta do Ginásio, que atenderá mil alunos do sexto ao nono ano, em turno integral, é a de enriquecer a experiência educacional dos jovens por meio de práticas esportivas. O projeto auxilia a preencher o tempo livre dos alunos, em grande parte pertencentes a zonas carentes e sem acesso a fontes de lazer, afastando-os da criminalidade ou do trabalho infantil.

Além disso, o legado contínuo trazido pelos Jogos é o aumento do interesse de crianças e jovens pelo esporte. Em nosso país, é notória a relevância do esporte enquanto braço da Educação, isto é, como meio de inserção social e de formação de cidadãos. Com isso, o impacto transformador da Olimpíada para a população do Rio promete ultrapassar os 17 dias de competições olímpicas e os 11 dias de competições paralímpicas, proporcionando aos cariocas — e brasileiros — darem passos em direção a um amanhã melhor.

Convido a todos que queiram continuar falando sobre legado olímpico, e o Rio como um todo, a me procurar no Facebook pelo nome Nestor Rocha.

Nestor Rocha é Conselheiro do TCM


Últimas de Opinião