Pré-candidato em Niterói, Felipe Peixoto não terá apoio de Romário

Senador fará campanha para o atual prefeito Rodrigo Neves

Por O Dia

Rio - Não é só no Rio que o senador Romário (PSB) não apoiará o candidato escolhido por seu partido; no caso, Indio da Costa (PSD). Em Niterói, o pré-candidato socialista, Felipe Peixoto, também não contará com o apoio do correligionário, que fará campanha para o atual prefeito Rodrigo Neves (PV), candidato à reeleição.

Isto, porque Peixoto fechou aliança com o PR, de Anthony Garotinho. “Onde o Garotinho está dentro, o Romário está fora. O Felipe trocou o apoio do senador pelo do Garotinho”, diz um aliado do ex-jogador.

Adversários 
A rivalidade é tanta que, em Campos, terra de Garotinho, Romário luta para que o PSB participe de chapa encabeçada pelo PDT em vez de se aliar ao clã do ex-governador.

O crivo de Dornelles 
Um comitê presidido pelo governador em exercício, Francisco Dornelles, passará a centralizar a aprovação do orçamento e das despesas das secretarias. Antes, cada pasta podia projetar seu próprio orçamento — que não necessariamente era contemplado financeiramente por conta da crise. A criação do Comitê Orçamentário e Financeiro (COF) foi publicada no Diário Oficial de ontem.

Descompasso
Além de Dornelles, compõem o COF os secretários de Fazenda, Planejamento e Casa Civil. Em sua justificativa para criar o comitê, Dornelles diz que a “discrepância entre as disponibilidades financeiras do Estado e o vencimento das despesas” gera um “descompasso entre o orçamentário e o financeiro”.

Em suma 
Na prática, o decreto tira autonomia das secretarias e obriga que novos gastos sejam vistos com lupa pelo recém-criado comitê.

O post e o poste
Vereadores e candidatos à Câmara do Rio têm reclamado de Marcello Rubioli, juiz do Tribunal Regional Eleitoral responsável por fiscalizar propaganda eleitoral. Dizem que não faz sentido proibir posts patrocinados na internet e permitir que cartazes sejam colocados em postes.

Picadinho

Jacinto Fabio Corrêa apresenta o recital ‘Por todos os dias da minha saudade’, sábado, às 20h, no Solar de Botafogo, na Rua General Polidoro 180. Ingresso a R$ 40 (inteira).

O ‘Território livre’ ocorre até dia 21 na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Últimas de Rio De Janeiro