Por

Nos consult√≥rios, o clareamento dental √© um dos procedimentos mais procurados na √°rea de odontologia est√©tica. Mas basta uma pesquisa simples na internet para encontrar uma variedade de receitas caseiras para deixar os dentes mais brancos, que v√£o desde o uso de fermento em p√≥ com lim√£o a bicarbonato de s√≥dio com papel alum√≠nio. Embora prometam um sorriso bonito a baixo custo, essas alternativas s√£o, na verdade, um risco √† sa√ļde bucal.

"H√° perigo de ocorrerem les√Ķes nas gengivas e na polpa (parte composta por nervos) do dente, o que obrigaria o paciente a fazer um tratamento de canal. O lim√£o, por exemplo, √© muito √°cido e pode causar desgaste do esmalte e sensibilidade", alerta Malvina Kayat Bittencourt, cirurgi√£-dentista especializada em odontologia est√©tica e credenciada √† Amil Dental.

O clareamento dental at√© pode ser feito em casa, mas s√≥ com a orienta√ß√£o de um profissional. "Hoje, com a moda das selfies, todo mundo quer ter um sorriso bonito. S√≥ que √© preciso que o dentista avalie cada caso, para determinar a concentra√ß√£o da subst√Ęncia clareadora e o tempo de uso dela. Feito com supervis√£o, o procedimento n√£o causa danos", explica Malvina.

Para realizar o tratamento fora do consult√≥rio, o paciente deve usar o kit fornecido pelo odont√≥logo, composto por moldeiras personalizadas para as arcadas dent√°rias e por um produto √† base de per√≥xido de carbamida ou per√≥xido de hidrog√™nio. Mesmo nessa modalidade, √© preciso consultar o especialista regularmente, para que ele analise o progresso. Hoje, j√° h√° op√ß√Ķes de plano odontol√≥gico no mercado que cobrem procedimentos est√©ticos, inclusive o clareamento.

De acordo com Malvina Kayat Bittencourt, para fazer o clareamento, é necessário estar com as gengivas saudáveis. Fora isso, a higiene bucal correta, com o auxílio de escovas interdentais e a utilização diária do fio dental, é essencial. Quem já sofre de algum problema gengival deve tratá-lo antes.

"O ideal é recorrer ao procedimento só a partir dos 18 anos. Para gestantes, ele é contraindicado", diz a especialista. "Depois, deve-se evitar o consumo excessivo de café, vinho, chá preto e mate. E recomenda-se a manutenção uma vez ao ano, pelo menos", completa.

Pessoas que têm muitas próteses de porcelana provavelmente precisarão trocá-las após o clareamento, já que haverá diferença de cor entre elas e os dentes naturais.

Você pode gostar
Coment√°rios