Contribuinte tem desconto que vai até 15% no IPTU

Colher de chá é para quem pagar o imposto em cota única. Cinco cidades da Baixada já divulgaram o calendário

Por O Dia

Contribuintes podem optar por parcelamento na maioria das cidades: entrar o ano de bem com as dívidas
Contribuintes podem optar por parcelamento na maioria das cidades: entrar o ano de bem com as dívidas - Thiago Loureiro/ DIVULGAÇÃO

Faltando duas semanas para o ano acabar e já começam as preocupações com as despesas de 2018. E entre elas está o pagamento de IPTU. Pelo menos cinco municípios da Baixada Fluminense anunciaram descontos que pode chegar a 15% para quem pagar o imposto em cota única. Os índices de abatimento superam o da cidade do Rio, de 7%.

Em Queimados o contribuinte terá 10% de desconto até o dia 20 de março e 5% até 20 de abril.

Já os que optarem pelo parcelamento, a primeira parcela vencerá no dia 31 de outubro, a segunda no dia 30 de novembro e a terceira no dia 31 de dezembro.

As prefeituras de Nova Iguaçu e Belford Roxo oferecem as seguintes opções: Cota única com 10% de desconto, com vencimento em 31 de janeiro, ou 5% de desconto com vencimento para o dia 28 de fevereiro.

Em Mesquita o desconto é maior. Quem pagar em cota única até dia 31 de janeiro, terá desconto de 15%. O benefício cai para 10% se o contribuinte quitar a dívida até 23 de fevereiro. Aqueles que optarem pelo vencimento até o dia 15 de março, terão 5% de desconto. A última opção é parcelar em 10 vezes, com o primeiro vencimento dia 15 de março. O contribuinte de São João de Meriti que pagar o IPTU em cota única até o dia 31 de janeiro, terá 15% de desconto.

CHANCES

Quem preferir pagar após esta data, tem mais duas chances de desconto: de 1 a 28 de fevereiro, 10%, e de 1 a 30 de março, 7%. Já as cotas mensais serão divididas em 10 parcelas, com a primeira vencendo no dia 12 de fevereiro de 2018.

As prefeituras estão oferecendo descontos também para os contribuintes ficarem com as contas em dia com os municípios. Em Queimados, quem está em Dívida Ativa pode ter descontos de até 100% em juros, multas e correção para pagamento único e 60% para parcelado. A adesão é até o dia 28 de fevereiro. Em Nova Iguaçu e Belford Roxo os contribuintes em débito podem regularizar o IPTU parcelando a dívida em até 60 vezes.

Comentários