Roteiro para quem não quer folia nos dias de Carnaval

Municípios de Nova Iguaçu, Magé e Guapimirim contam com boas opções para quem quer fugir da agitação

Por O Dia

Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo, em Guapimirim
Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo, em Guapimirim - DIVULGAÇÃO

A maioria das pessoas espera ansiosamente pelos quatro dias de Carnaval. São dias de ir para as ruas, dançar e se divertir. Mas, na contramão dos foliões, tem gente que quer mesmo é fugir da agitação. E na Baixada tem opções em Nova Iguaçu, Guapimirim e Magé.

Nada como entrar em contato com a natureza, bem longe da folia. Um dos atrativos de Nova Iguaçu é o Parque Municipal. No Caminho das Águas, é possível acompanhar o curso d'água do rio Dona Eugênia, passando por diversos poços, alguns atrativos históricos e, por fim, a cachoeira Véu de Noiva.

Em Tinguá está outro destino tranquilo. O bairro, que tem caráter essencialmente rural, abriga a Reserva Biológica do Tinguá, que mantém parte da Mata Atlântica e cachoeiras. O clima é um atrativo à parte: as temperaturas variam entre 15° e 27°. Outro ponto famoso são os sítios abertos para lazer. Há também pousadas no Centro.

"Nem sempre posso viajar e me afastar do Carnaval, já que não curto muito. Mas eu sempre vou às cachoeiras de Tinguá. Da pra ir e voltar no mesmo dia", diz Otacilio Bezerra.

Outra boa opção é Guapimirim. A 78 quilômetros da capital, numa viagem de carro de cerca de uma hora e meia, os visitantes tem a oportunidade de conhecer muitas belezas naturais. O município tem 70% de sua área sob proteção ambiental, dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, como é o caso do Dedo de Deus. O município se destaca ainda por suas inúmeras cachoeiras, além de poços e piscinas naturais que se pode ver percorrendo suas trilhas a pé ou de bicicleta.

Para hospedagem, há variadas opções. Entre pousadas e hotéis, há cerca de vinte opções. Os endereços e pontos turísticos podem ser conferidos no site www.descubraguapi.com.br.

Em Magé, também há destinos em meio à natureza. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos também passa por lá. As cachoeiras e praias são os grandes atrativos. Entre as cachoeiras se destacam a Véu de Noiva e a Monjolos. As praias do Remanso, da Madame e a praia de Olaria enchem os olhos do turista. Além disso, o Pico do Itacolomi é um ponto bastante visitado.

"Não vou viajar este ano porque quero mais sossego. Como moro perto de um dos acessos do Arco Metropolitano vou ao menos dois dias a Magé. Quero conhecer as praias e o Pico do Itacolomi", contou Caroline Souza.

Galeria de Fotos

Pico do Itacolomi abriga fauna e espécies da flora da Mata Atlântica DIVULGAÇÃO
Caminho das Águas é a atração do Parque Municipal de N. Iguaçu DIVULGAÇÃO
Capela Nossa Senhora da Conceição do Soberbo, em Guapimirim DIVULGAÇÃO
Integrantes mostram o que sobrou dos desfiles Luciano Belford / Agencia O Dia
Presidente da GRES Esperança do Amanhã de Cabuçu, Edna dos Santos, em meio a quadra vazia FOTOS Luciano Belford
Independente de Nova América ainda faz alguns eventos na quadra Luciano Belford / Agencia O Dia
O carpinteiro Jorge Alberto faz gaiolas agora Luciano Belford / Agencia O Dia

Comentários