ONS: Chuvas acima da média elevam nível de reservatórios de hidrelétricas

No Sul, os reservatórios deverão encerrar o mês com 95% da capacidade, estima o Operador Nacional do Sistema Elétrico

Por O Dia

Brasília - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta quinta-feira, que os reservatórios das usinas hidrelétricas no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste atingiram, na última segunda-feira, o nível de 50% de água armazenada. A marca é a maior para o mês de fevereiro nos últimos três anos.

De acordo com comunicado do ONS, até o final do mês, os reservatórios devem atingir 51,3% da capacidade, confirmando a continuidade de recuperação do sistema hídrico do Sudeste e do Centro-Oeste após prolongado período de seca.

Após atingir níveis críticos%2C reservatório de Sobradinho deve fechar o mês com 29%2C4% de águaAgência Brasil

Na Região Sul, os reservatórios deverão encerrar o mês de fevereiro com 95% da capacidade, estima o Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico. O volume d’água dos reservatórios das usinas hidrelétricas da Região Norte também melhorou neste mês, com aumento de 11,9%. Segundo o ONS, até a próxima segunda-feira, a capacidade de armazenamento na região deve chegar a 43,2%. Sobradinho deve chegar a 29,4%.

Na Região Nordeste, a previsão é que os reservatórios fechem o mês com 31,7% de armazenamento. O reservatório de Sobradinho, que atingiu níveis críticos, deve encerrar o mês de fevereiro com 29,4% de água.

“A melhoria dos volumes de chuva, somada à sobra estrutural de cerca de 12.899 MW médios para atender a carga prevista no ano, reforçam a segurança do sistema elétrico nacional e afastam os riscos de desabastecimento”, diz trecho do comunicado divulgado pelo Ministério de Minas e Energia.

Últimas de Brasil