As mulheres preferem os louros

Cada vez mais homens aderem à moda de descolorir os cabelos, seguindo tendência de famosos como Neymar, Caio Castro, Bruno Gagliasso e André Marques

Por O Dia

Rio - Justin Bieber, Neymar, Caio Castro, André Marques, Leo Moura e Bruno Gagliasso já aderiram (alguns deles, só durante poucos meses) ao cabelo platinado e descolorido. Virou tendência para homens, como dá para ver nas fotos que essa turma coloca no Instagram — no caso de Caio e Neymar, de escuro não sobrou nem a barba. Ainda assim, o cabeleireiro Jorge David, 23 anos, precisou de um tempo para se decidir a platinar os cabelos.

“Já tinha um bom tempo que queria fazer e não tinha coragem”, conta David, que passou quatro horas no salão Werner da Cidade Nova, sob os cuidados da colega Rayza Lima, para mostrar passo a passo como se descolorem os cabelos.

André Marques pintou os cabelos de louro para homenagear Ana Maria Braga Divulgação

Dá trabalho: Rayza aplicou uma mistura de descolorante e oxidante, cobriu os cabelos do rapaz com papel alumínio e deixou-o sob a ação de uma máquina chamada climazon (que acelera o processo de clareamento). Em seguida, mais aplicações. Dependendo do caso, na química pode entrar até um produto chamado blindagem anti-yellow, que ajuda na matização e impede que o cabelo fique amarelado demais.

“E tem que cuidar. A cada 15 dias tem que passar um xampu desamarelador, que você pode comprar e passar em casa”, diz Rayza, que recomenda idas periódicas ao cabeleireiro para verificar o tom de louro.

A mudança de visual de Neymar, que durou pouco tempo, inspirou uma galera. “Foi ele que lançou a tendência. Como Neymar tem muitos fãs e seguidores nas redes sociais, tudo o que ele faz os outros querem copiar. E depois ainda teve o Caio Castro, daí a moda pegou mesmo entre homens”, diz a hairstylist Sonia Nesi, do salão que leva seu nome.

O gato Caio Castro ficou louro para o casamento de um amigo por conta de uma apostaReprodução Instragram

Dona do salão Werner da Cidade Nova, Tatiana Guimarães concorda. “Se ele pintar o cabelo de azul, pode apostar que no dia seguinte vira tendência! Antes era uma coisa que só o pessoal mais metrossexual fazia, porque não é tão comum homem descolorir cabelo, né?”

Muitos famosos, como Bruno Gagliasso, mudaram de visual por razões profissionais — o ator viveu um fotógrafo alourado no filme ‘Des.’, de Igor Bonatti. Até Murilo Benício pintou o cabelo, e duas vezes: uma em 2002, para o filme ‘O Homem do Ano’, de José Henrique Fonseca, outra em 2008, por causa de Dodi, seu personagem em ‘A Favorita’, de João Emanuel Carneiro. Caio Castro também pintou o cabelo por causa de um novo personagem, mas logo voltou ao visual moreno.

“Machuca muito a cabeça e o cabelo. Não vou aderir”, escreveu num post em seu Instagram. Já André Marques apareceu platinado ao ser anunciado como substituto de Ana Maria Braga no ‘Mais Você’ durante as férias da apresentadora. “É uma homenagem a ela!” contou o apresentador, que já está moreno, mas pretende voltar a ter os cabelos louros.

Cabeleireiro do salão Esmell do Leblon, Bruno Tolentino afirma que a moda anda pegando também na turma com mais idade. “Muitos clientes com cabelo grisalho pedem a chamada ‘mecha inversa’, não gostam que pintem 100%. Dá um efeito bem legal”, conta.

Bruno, alias, coloca mais um famoso na roda dos platinados. “O Vinicius, filho da Fátima Bernardes e do William Bonner, pintou o cabelo quando fez 15 anos (em 2013) e inspirou muitos adolescentes.” É verdade: Vinicius foi sucesso nas redes sociais e nos sites de celebridades, deve ter conquistado várias meninas... mas em casa, pelo visto, não conseguiu sucesso. “O sujeito trabalha o dia inteiro para chegar em casa e encontrar isso!”, brincou Bonner no Twitter.

NÃO TENTE ISSO EM CASA!

Nos anos 90, quando os cabelos platinados começaram a surgir em todos os lugares, quem não tinha dinheiro para ir ao salão se virava fazendo as combinações químicas mais loucas. “Nunca faça isso em casa!”, alerta Sonia Nesi.

“A descoloração não é tão simples assim. Você tem que fazer uma avaliação com profissional, para saber se não terá nenhum tipo de alergia. E um teste de mechas. E mais: só um cabeleireiro sabe o tempo exato da ação da descoloração, durante o processo. Já pensou se seu cabelo fica laranja?”

Últimas de Diversão