Formato do Campeonato Argentino com 30 clubes é aprovado pela AFA

Torneio começa em 15 de fevereiro e termina 8 de novembro

Por rodrigo.hang

Argentina - Associação de Futebol da Argentina (AFA) aprovou na última terça-feira o novo formato para o Campeonato Argentino, que contará com 30 times e será disputado entre fevereiro e dezembro de 2015. Depois da reunião de Comitê Executivo da entidade, ficou acertado que, com a inclusão dos dez melhores da segunda divisão deste ano, o torneio argentino terá 29 rodadas e uma extra com clássicos.

O campeonato começa em 15 de fevereiro e termina no dia 8 de novembro. Haverá também um recesso em junho e julho, durante a disputa da Copa América no Chile. Após as 30 rodadas da competição nacional, um pequeno torneio eliminatório será disputado para definir os classificados para a Taça Libertadores e a Copa Sul-Americana.

Das 30 equipes do Campeonato Argentino, duas cairão para a segunda divisão e duas subirão em 2016. No primeiro semestre de 2016, será realizado um torneio curto de transição de seis meses em duas zonas para 'adaptar' a temporada do futebol argentino ao calendário europeu, ou seja, entre agosto e maio. O torneio de transição terá três rebaixamentos e apenas uma ascensão.

Com isso, a temporada 2016/17 terá 28 equipes. A ideia aprovada hoje é ir diminuindo progressivamente o número de equipes, com mais rebaixamentos que ascensões, para chegar a 2019 com 24 clubes.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia