III Copa Carioquinha de Karatê promove inclusão social no Parque Olímpico

Competição com entrada franca em um dos palcos da Rio 2016 reúne crianças de comunidades carentes para desfrutar do ambiente olímpico

Por O Dia

Rio - Quinhentas crianças com idades a partir de 6 anos poderão experimentar o ambiente da Rio 2016 e disputar competições de atletas olímpicos neste domingo, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. O local será palco da III Copa Carioquinha de Karatê, esporte que ganhará status de modalidade olímpica a partir dos jogos de Tóquio 2020. A entrada é gratuita

III Copa Carioquinha de KaratêDivulgação

Das crianças participantes, 80% são de comunidades carentes, como Maré, Manguinhos, Pavuna, Realengo, Bangu, Campo Grande, Bom Sucesso, Barreira do Vasco, além de Rio das Ostras e municípios da Baixada e da Região Serrana. “O objetivo dessa Copa é trazer as crianças para o ambiente que aconteceram os Jogos Olímpicos. Uma oportunidade única para quem não assistiu aos jogos e poderá lutar na arena olímpica”, explica o presidente da FKERJ, Juarez Santos.

Quatro áreas de luta serão montadas na quadra da arena para os atletas, a maioria crianças e adolescentes de até 15 ano. Atletas cadeirantes e da terceira idade também participarão das lutas. Outra presença é de Marília Cecília Maia, tricampeã mundial da modalidade.

A programação começa às 8h com as disputas eliminatórias. Às 11h acontece a abertura oficial do evento, com encerramento previsto para 17h. Para incentivar a garotada, haverá uma luta simbólica entre entre o hexacampeão brasileiro e tetracampeão do panamericano, Célio René, que atualmente coordenador-geral de Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte e Juarez Santos. “Eu sou fruto de medalha. Sou ex-atleta e agora estou na administração tentando proporcionar o melhor momento para o competidor, que é receber a medalha”, diz Juarez, ouro no Pan de 2007.

A III Copa Carioquinha de Karatê é organizada pela Federação de Karatê do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ), em parceria com a Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO) e a Secretaria Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social (SNELIS), do Ministério do Esporte.


Serviço

III Copa Carioquinha de Karatê
Arena Carioca I – Parque Olímpico da Barra
Data: 06/08/2017, domingo
Das 8h às 17h
Entrada gratuita
Eliminatórias: a partir das 8h
Abertura do Evento: 11h

Últimas de Esporte