Regras da Fifa garantem permanência de Vinicius Júnior no Flamengo até 2018

Departamento de futebol do Rubro-Negro estuda promover o atacante ao time profissional. Jogador está na mira dos gigantes clubes europeus

Por O Dia

Rio - O elenco do Flamengo tem muitos nomes cobiçados mas o dono dos holofotes na Gávea tem apenas 16 anos e responde por Vinicius Júnior. A jovem promessa entrou na mira dos gigantes europeus, além de ter brilhado na campanha vitoriosa do Brasil no recém-encerrado Sul-Americano Sub-17. Apesar da concorrência pelo atleta, a relação com o Rubro-Negro está garantida até 11 de julho de 2018, quando o atacante completa 18 anos.

Vinícius Júnior é cobiçado entre os gigantes clubes europeusStaff Images / Flamengo

A Fifa proíbe qualquer transferência internacional antes que o atleta complete 18 anos. Por enquanto, Vinicius Júnior sonha com uma vaga na equipe profissional do Flamengo, o que já está sendo estudado pelo departamento de futebol do clube.

Em apenas três situações a Fifa permite a transferência de menores: caso a residência do atleta esteja situada a distância inferior a 50 km do novo clube, caso a família do atleta necessite mudar para outro local por motivos alheios ao futebol e caso a transferência aconteça entre integrantes da União Europeia. Como nenhuma das regras se aplica ao caso de Vinicius Júnior, o atleta permanecerá na Gávea até 2018.

Sabendo que o vínculo de Vinicius Júnior com o Flamengo vai até 31 de julho e 2019 e que o atleta ainda é menor, os clubes interessados podem apenas propor uma cláusula de prioridade de compra quando o atacante completar a idade exigida pela Fifa.