Chama olímpica vai aquecer oito cidades

Nova Iguaçu já escolheu a equipe que levará símbolo dos Jogos pelas ruas. Ao todo, serão 12 mil condutores

Por O Dia

Rio - A partir de 3 de maio, a Tocha Olímpica, um dos principais símbolos dos Jogos Rio 2016, passará por todas as regiões do país levando um pouco do gostinho e da agitação que o Rio vai experimentar em agosto. No estado, serão oito cidades a conduzir a chama à capital olímpica: Angra dos Reis, Cabo Frio, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis e Volta Redonda.

Vanessa está entre os 21 alunos%2C além de quatro professores%2C escolhidos para carregar a tocha em Nova Iguaçu Divulgação

Em Nova Iguaçu, única cidade da Baixada Fluminense a receber a tocha, a escolha é atribuída ao forte esforço do município para promover o esporte. A tocha, que deve passar pela cidade no dia 3 de agosto, será revezada por 21 alunos e quatro professores da região. “No momento em que fomos escolhidos, já começamos a respirar Olimpíada. Estamos fazendo um trabalho intenso de preparação há seis meses, tivemos várias visitas e reuniões com o Comitê Organizador”, diz Thiago Portela, secretário municipal de Governo. “Queremos trazer investimentos para a cidade. Acreditamos que toda essa mobilização traga ainda mais visibilidade para a região”, completou.

Veja o caminho da tocha olímpicaArte O Dia

A preparação da cidade mobilizou também as escolas com o Projeto Transforma, uma parceria da Secretaria de Educação com a Rio 2016, que levou às escolas conhecimentos sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. A prefeitura também promoveu diversos jogos esportivos, gincanas e atividades para explicar o evento às crianças.

A passagem da tocha envolverá 83 “cidades destino” —onde a pira olímpica pernoitará — e reunirá 12 mil condutores em todo o país, cada um percorrendo cerca de 200 metros. Além do próprio condutor da tocha, o tour envolve um grande comboio de veículos que passará por 500 cidades, 300 delas receberão o revezamento propriamente dito. A estimativa do Comitê Rio 2016 é que 90% dos brasileiros acompanhem a passagem da pira olímpica. Serão 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10 mil milhas aéreas, sem que o fogo se apague.

Últimas de _legado_Olimpíada