Papa ganha carro antigo e dirige pelo Vaticano

Francisco foi presenteado por um padre italiano como forma de parabenizar seus esforços com os mais pobres

Por O Dia

Veículo é um Renault 4 branco, modelo 1984Reuters

Vaticano - O papa Fransisco ganhou um Renault 4 branco de modelo 1984 do padre italiano Renzo Rocca. O veículo foi entregue no último sábado.

Como uma atitude de generosidade, o carro que tem 300 mil quilômetros rodados, foi uma forma de parabenizar o papa pelos seus esforços de "criar uma igreja para os pobres", explicou o padre Rocca à revista italiana Famiglia Cristiana.

Surpresos, os guardas-costas de Francisco quase não acreditaram quando ele pegou as chaves do carro e saiu dirigindo. Papa quando morava na Argentina costumava dirigir um carro do mesmo modelo.

Ele pediu as autoridades eclesiásticas que evitassem usar limosines como uma tentativa de estimular práticas austeras na Igreja.

"O que poderia ser melhor do que o meu velho Renault 4?", indagou Rocca. Para oferecer o veículo, o padre escreveu para Francisco.

Conhecido pela sua personalidade humilde, como forma de aceitação, o papa ligou para ele no dia 10 de agosto agradecendo a generosidade de Rocca. "Ele me perguntou se eu tinha certeza de que queria me desfazer do carro, se não faria falta a ninguém e, principalmente, eu tinha um outro veículo", disse Rocca.

Papa não fez cerimônias, pegou as chaves e saiu dirigindo seu mais novo carroReuters


Últimas de _legado_Mundo e Ciência