Suco de laranja inibe fome e vira aliado na briga contra balança

Bebida garante saciedade se for consumida sem açúcar, diz estudo

Por O Dia

Rio - Perder peso pode ficar mais fácil bebendo suco de laranja. Pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de São Paulo, constatou que a fruta libera substância que aumenta a saciedade e ajuda a inibir o apetite, fazendo com que consumi-la diminua a fome na próxima refeição. Mesmo sendo considerada bastante calórica, a laranja virou aliada por fazer comer menos.

O estudo monitorou 40 voluntários que tomaram o suco da fruta durante um ano e, depois, tiveram o sangue analisado. O resultado indicou que a bebida aumenta os níveis de leptina, hormônio que age na região responsável por inibir receptores do apetite no cérebro.

A dose recomendada pela análise é de dois copos por dia. Mas para o suco ter efeito na diminuição do peso é preciso tomá-lo sem adição de açúcar, ou pode ser obtido o resultado inverso: a substância é rapidamente absorvido pelo organismo, causando a sensação de fome e não de saciedade.

Nos testes, sucos naturais e industrializados apresentaram os mesmos efeitos. Segundo professores envolvidos no estudo, consumir a bebida derivada da fruta é recomendado, ainda, por causa da composição.

Outros alimentos também são considerados capazes de ‘enganar’ a fome. Entre eles, a aveia, que se expande no estômago, e a cenoura crua, pela textura que obriga a pessoa a mastigar mais.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência