Museu do Universo faz 45 anos e ganha instalações no valor de R$ 1,2 milhão

Local será completamente reformado até o fim do ano

Por O Dia

Rio - Em comemoração aos seus 45 anos, a Fundação Planetário fará uma grande reforma em sua principal atração. O Museu do Universo, na Gávea, será completamente reformado até o fim do ano e terá uma nova exposição, com hologramas, sistemas 3D e aparelhos touchscreen. Todos os equipamentos e softwares serão nacionais, assim como as empresas envolvidas no empreendimento. A reforma será feita com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e terá custo de R$ 1,2 milhão.

Nesta quarta-feira, a exposição permanente, no primeiro andar, tem mais de 60 experimentos interativos de astronomia e será fechada em março por causa da reforma. “Hoje temos a tecnologia antiga. O que vamos fazer é modernizar tudo”, explicou o presidente da Fundação, Celso Cunha. Atualmente, o museu recebe 470 mil visitantes por ano. A expectativa é que a nova área receba sozinha 250 mil pessoas no mesmo período.

A exposição permanente atual tem 60 experimentos interativosDivulgação

Ele contou que a futura estrutura formará um grande hall aberto, com vários ambientes, e o destaque será a instalação ‘Evolução do pensamento cosmológico’. Nela, serão feitas projeções em um grande globo no centro do espaço. “Poderemos ter num momento o movimento das placas tectônicas e logo depois mostrar informações em tempo real sobre o clima no mundo inteiro”, conta Cunha.

Durante as obras, as antigas atrações continuarão abertas ao público. O novo espaço tem inauguração marcada para o dia 19 de novembro, aniversário da fundação.

Últimas de Rio De Janeiro