Os guardiões da Formiga

No Dia da Árvore, a coluna se rende ao grupo de moradores da Formiga que, em 25 anos, plantou 30 mil árvores na encosta e acabou com o medo de deslizamento

Por thiago.antunes

Rio - No Dia da Árvore, a coluna se rende ao grupo de moradores da Formiga que, em 25 anos, plantou 30 mil árvores na encosta e acabou com o medo de deslizamentos: Amadeu Palmares (na foto abaixo, à esqueda) e Luís Carlos Nunes Negão (à direita), Paulo Sérgio e Djair Reflorestador.

“Se existe uma coisa que deu certo, é o reflorestamento da Formiga”, festeja Amadeu. Os incêndios no capim-colonião, que margeava a comunidade, também acabaram, já que o mato deu lugar às árvores. “A gente abraçou a causa e há uma integração entre as pessoas que trabalham no projeto da prefeitura”.

O marco zero do reflorestamento foi 1988, quando as chuvas de fevereiro fizeram uma pedra rolar pela comunidade, matando seis pessoas. De lá para cá, tucanos, sabiás e coleirinhos voltaram a frequentar a encosta. Amadeu sabe do que fala: “Olha a delícia de brisa que sopra aqui.”

Grupo de moradores da Formiga plantou%2C em 25 anos%2C 30 mil árvores na encosta e acabou com o medo de deslizamentosMárcio Mercante / Agência O Dia

Morador cria pontos para recolher ferro-velho e salva córregos

A outra ponta do bem-estar dos moradores da Formiga é a criação de pontos para recolher geladeiras, fogões e TVs usadas que os moradores jogavam nos rios. Há cinco anos, Luís Carlos Negão começou a coletar as quinquilharias. Deu certo. “Por mês a gente recolhe cinco toneladas”, conta ele, que reparte os R$ 300 arrecadados com mais três parceiros. “Não é nem pelo dinheiro, é por organizar a comunidade. Hoje ninguém mais joga lixo nos rios. Sempre nos chamam”, diz.

Conexão Vidigal

Autores do projeto da quadra do alto, no Vidigal,que terá até coleta de água para reúso, os arquitetos Calim Lopes e Guto Ferreira, moradores da comunidade, foram convidados a projetar um centro cultural na Formiga. A dupla, mais a decoradora norueguesa Tanja Olsen, visitam o morro da Tijuca na terça-feira.

Manguinhos cabeça

Flupp em Manguinhos terá debate com escritores inglesesCarlo Wrede / Agência O Dia

Julio Ludemir e sua Feira Literária Internacional das UPPs (Flupp) apresentam hoje, na Biblioteca Parque de Manguinhos, um encontro imperdível para a comunidade: debate com os escritores ingleses Steven Hall e Ben Markovits. A iniciativa é do British Council e da Flupp Pensa, evento preparatório da Flupp.

Favela Boa de Bola

A Copa Zico 10 entra nas oitavas de final na categoria Sub-13, com jogos em oito sedes hoje (www.facebook.com/copazico10). Batan x Chapéu Mangueira, Providência x Caju, Rocinha x Vidigal, São Carlos x Fallet, Alto da Boa Vista x Anchieta, Realengo x Jacarezinho, Mangueira x Tuiuti e Paciência x São João.

UniCirco no Fallet

O UniCirco Marcos Frota aportou no Fallet. Depois de quase dois anos levando as crianças até a sua lona, na Quinta da Boa Vista, a coordenadora Lívea Matos mudou a estratégia e, percebendo o potencial da garotada, decidiu fazer oficinas na quadra da Amavale, terças e quintas. As inscrições estão abertas.

Rocinha real

A xeque do Catar, Moza bint Nasser, subiu o morro na segunda-feira, quando foi à Rocinha conhecer a Escola do Amanhã Francisco de Paulo Brito, apoiada pela Fundação Educate a Child, que ajudou a fundar. Ela ficou impressionada com as condições de vida na comunidade e a força dos moradores para virar o jogo.

Formiga

Hoje, a partir das 20h, na Praça da Bíblia, na Formiga, ensaio da tradicional Folia de Reis da comunidade.

Vidigal

A Supergasbras distribui mudas e sementes de ipês-amarelos hoje, no Vidigal, em comemoração ao Dia da Árvore. As crianças assistirão a peças sobre o tema durante a inauguração de um ecoponto.

Mangueira

César Balbi fala quarta-feira, às 9h, sobre “Carmen Miranda e o samba carioca”, no Centro Cultural Cartola, na Visconde de Niterói 1.296.

Alemão

A obra ‘Guerra e Paz’, de Candido Portinari, será revista hoje por artistas locais na Estação Alemão do teleférico, às 10h.

A peça 'Bobeou, Dançou’, com atores do Turano, segue em cartaz hoje, na comunidade, falando sobre prevenção a DST e Aids.

Últimas de _legado_Rio sem Fronteiras