Paes sobre Jogos: 'Somos marcados pelo jeitinho, mas mostramos que não é assim'

Em balanço da Rio 2016, prefeito aproveitou para criticar o 'alarmismo' de órgãos que fizeram recomendações sobre zika

Por O Dia

Rio - Em um balanço sobre os Jogos Olímpicos, o prefeito Eduardo Paes comentou na manhã desta terça-feira, em entrevista no Rio Media Center, a superação e organização do carioca na realização da Rio 2016. "Sempre fomos marcados pelo jeitinho, pelo improviso. Mas mostramos que não é assim", afirmou Paes, acrescentando que os moradores da cidade entenderam a necessidade de adaptação aos Jogos.

"As faixas olímpicas foram muito respeitadas desde o primeiro dia. As pessoas conseguiram compreender que não era luxo, mas uma necessidade para facilitar o deslocamento das delegações olímpicas", disse o prefeito.

Eduardo Paes e o ministro-chefe da Casa Civil%2C Eliseu Padilha%2C em entrevista no Rio Media Center Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia

O prefeito aproveitou para criticar o "alarmismo" de órgãos que fizeram recomendações sobre casos de zika antes dos Jogos. "Não tivemos nenhum caso de zika. Quero ressaltar o alarmismo que setores da saúde fizeram que os turistas seriam carregados por mosquitos", disse.

Saiba: Lixo Zero multou 3,7 mil pessoas durante as Olimpíadas do Rio

Ele também revelou que o Rio irá doar uma das piscinas olímpicas usadas nos Jogos. "Três prefeitos de capitais pediram uma das piscinas da Olimpíada, entre eles o de Palmas, que foi muito enfático. Como a verba veio do governo federal, não vejo porque não doá-la", declarou Paes.

Nos Jogos, 1,17 milhão de turistas passaram pelo Rio. Entre eles, 410 mil estrangeiros, gastando em média R$ 424,62 por dia. Já o número de turistas nacionais visitando a cidade foi de 760 mil.

Lixo nas Olimpíadas 

Agentes do Lixo Zero multaram durante as Olimpíadas do Rio 3.711 pessoas, entre elas 694 turistas estrangeiros, o que equivale a 18,7%. Dos brasileiros, os paulistas foram os que mais sujaram a cidade, seguidos por mineiros e brasilienses.

O mapa de multas registrou que 38% são da América do Sul, 32% da Europa, 12% dos EUA e Canadá e outros países somaram 21%. Dos infratores, 1.067 pessoas foram punidas com multas de R$ 510 por urinarem nas vias públicas.

Últimas de Rio De Janeiro