Chefe do tráfico no Chapéu Mangueira aliciava jovens

Operação não teve tiros disparados e resultou na prisão de outros seis criminosos

Por O Dia

Rio - O chefe do tráfico do Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, Alexandre da Silva Agenor, o Pipo, e o gerente da "boca de fumo", Matheus Carlos Sobral de Souza, o MT, foram presos na manhã de hoje por policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Além de comandar o tráfico de drogas na região, eles cooptavam adolescentes da comunidade para a atividade criminosa oferecendo vantagens financeiras e possibilidade de "ascensão profissional" na hierarquia do tráfico.

A operação se deu após mais de dez meses de investigação, numa comunidade que, apesar de contar com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) desde 2009, tem visto os índices de criminalidade aumentarem nos últimos anos. Há três anos a Polícia Civil não fazia uma operação deste porte no local.

"Estamos muito satisfeitos com o sucesso da operação. Ela tem uma importância muito grande porque neutraliza a ação de associação criminosa e dá um exemplo para todos na comunidade, sobretudo adolescentes que, ao se misturarem com pessoas que fazem coisa errada, serão apreendidos e perderão parte preciosa da sua juventude. Lugar de adolescente é na escola", disse o delegado Deoclécio Francisco de Assis Filho.

A ação contou com o apoio Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), da 12ª DP (Copacabana) e de policiais da UPP Chapéu Mangueira, que prenderam, também, Fabricio Vinicius Coelho Agenor, conhecido como “Primo”, Diogo Chagas Ferreira da Silva, Bruno Fernandes Maia, Pablo Novato Martins de Lira e Bryan Paula Santos da Silva. Contra Pipo também havia um mandado de prisão por homicídio.

"Conseguimos farto material probatório, armas de fogo e grande quantidade de drogas ao longo da investigação. Foi uma operação muito bem-sucedida. Conseguimos sete prisões, com mandados, sem precisar fazer um disparo, fazendo com que os criminosos se tornem réus na Justiça", comemorou o delegado.

Últimas de Rio De Janeiro