Informe do Dia: PSDB - A hora do desembarque

Em reunião amanhã o partido discutirá apenas a data para que seja feito o anúncio oficial da ruptura com governo Temer

Por O Dia

Rio - É consenso no PSDB que o partido precisa desembarcar do governo de Michel Temer antes de 2018. Em reunião amanhã o partido discutirá apenas a data para que seja feito o anúncio oficial da ruptura. E é aí que está o ‘x’ da questão: 20 deputados federais são a favor da cisão imediata; outros 20 acreditam que isso deve ocorrer apenas após o procurador-geral, Rodrigo Janot, apresentar denúncia contra o presidente; e seis estão em cima do muro.

No Senado, cinco tucanos são a favor de que o desembarque seja feito o quanto antes; outros cinco avaliam que agora não é o melhor momento. A bancada é composta originalmente por 11 parlamentares, mas Aécio Neves se encontra afastado após a delação da JBS.

A palavra é: segurança
Sobre a pré-candidatura de Eduardo Paes ao governo do estado ano que vem, aliados avaliam: o enfoque da campanha deve ser 80% voltado para a Segurança Pública. No mais, é se defender das críticas em relação ao PMDB e à proximidade com Sérgio Cabral e com o combalido governo estadual.

Filho bonito
Deputados estaduais de partidos de oposição, como Psol, PSDB e PT, ficaram uma fera com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais. É que o Muspe divulgou nas redes sociais que a aprovação da emenda que garantiu benefícios como triênio e licença-prêmio fora fruto de articulação da entidade.

Exigência a Crivella
A vereadora Rosa Fernandes (PMDB), que integra a base do prefeito Marcelo Crivella (PRB), está reticente quanto à votação do aumento de IPTU. Diz que “só começa a pensar no assunto” se a prefeitura isentar conjuntos habitacionais populares e imóveis de bairros da Zona Norte cujo valor venal seja inferior a R$ 60 mil (cerca de R$ 360 mil em valores comerciais de hoje).

Meio Ambiente
Um bilhão de litros de chorume (líquido poluente que se forma em lixões) são jogados nos solos, rios e mares do Brasil: o equivalente a 320 piscinas olímpicas. De acordo com Márcio Matheus, presidente do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana, a situação deve se agravar se a Câmara dos Deputados prorrogar, para 2021, o prazo para erradicação dos lixões.

Sustentabilidade
Pesquisa feita pela ESPM com jovens entre 20 e 35 anos mostra que, para eles, o conceito de sustentabilidade é “desenvolver hábitos de consumo mais conscientes”. Mas 51% dos entrevistados disseram que jamais deixaram de consumir produtos pelo fato de uma marca não adotar boas práticas ambientais.

Últimas de Rio De Janeiro