Decoração para as mães - Divulgação
Decoração para as mãesDivulgação
Por Marina Cardoso

Não importa qual é o estilo de design do quarto da sua mãe. Na hora de decorá-lo, um bom ponto de partida é pensar em conforto e comodidade. Pensando nisso, especialistas listaram opções de arranjos para esses cômodos, levando em conta os diferentes tipos de gostos das mães.

"Sugiro que as pessoas busquem um estilo mais prático e contemporâneo, mais condizente com o modo de se viver no Rio de Janeiro, sem muita formalidade. A ideia não é decorar quartos para aparecer para os outros, para os amigos", orienta o arquiteto Fabiano Ravaglia. Segundo ele, é possível encontrar um equilíbrio na composição, quando pensamos em uma decoração clássica e com atmosfera mais romântica e feminina no ambiente. O recomendável é que o local não fique tão pesado.

Para as mães mais clássicas, então, quartos neutros, com paletas de cores suaves, podem ser uma boa alternativa. Já as mais modernas podem se arriscar nas cores ou no estilo escandinavo, que tem servido como referência de decoração ultimamente.

"Sempre digo que o mais importante é que o ambiente tenha a cara de quem vai usá-lo. Essa personalização é que traz aconchego e conforto ao ambiente de um modo geral", orienta a arquiteta da Amigarquiteta, Luciana Menezes.

Mobiliário

No caso da escolha de mobiliário para os quartos clássicos, não podem faltar os criados-mudos. Existem vários elementos que podem ser usados nas peças que remetem ao estilo mais tradicional.

Especialistas indicam, para espaços pequenos, a utilização de arandelas ou pendentes, para deixar as mesinhas de cabeceira livres. Outros elementos que podem contribuir na composição são o capitonê e o botonê. O primeiro é uma peça clássica bastante usada em cabeceiras, com pontos profundos e marcados. Já o botonê é uma releitura do clássico, com uma pegada mais contemporânea e mais adaptável aos espaços pequenos dos quartos.

Iluminação

Para ter um cômodo aconchegante, também é necessário pensar no tipo de iluminação. "Esse é outro fator importante a destacar, luz indireta e controlável (dimerizável) é fundamental para assegurar conforto. Colchas brancas ajudam a proporcionar várias composições com almofadas ou mantas nos pés da cama", explica a arquiteta da Amigarquiteta, Graziela Oliveira.

A iluminação de um quarto clássico pede um lustre, que pode ser usado como iluminação principal. Outra alternativa é fazer no teto uma iluminação com rasgos de luz no gesso, como um elemento um pouco mais contemporâneo, e utilizar dois pendentes menores em estilo clássico, em cada um dos lados da cama, sobre o criado-mudo.

Paredes

Atualmente, é raro o revestimento das paredes do quarto se limitar à pintura. De vez em quando, aplica-se alguma textura ou papel de parede que deixe o ambiente um pouquinho com cara de quarto de hotel. As mulheres acabam querendo reproduzir um pouco dessa sensação de hotel em casa. "Essa aparência é bastante pedida, já que as pessoas associam o conceito a um ambiente bonito, elegante, com um certo glamour e status, mas também confortável e voltado para descanso e relaxamento", explica Fabiano Ravaglia.

Espelhos com molduras em ferro e bordas arredondadas são também uma tendência, podendo ser usados em quartos clássicos ou modernos, como composição sobre cama ou na sua posição tradicional.

Você pode gostar