Tendências para repaginar o quarto

Especialistas dão dicas para quem quer decorar ambiente mais íntimo da casa

Por Marina Cardoso

Dicas para renovar a decoração do quarto
Dicas para renovar a decoração do quarto -

Rio - O quarto costuma ser o cantinho preferido dos moradores. É lá que eles encontram aconchego, guardam os objetos pessoais e renovam as energias. E, quando o assunto é decoração, o espaço pede móveis, cores e detalhes que tenham a cara do dono. Para isso, especialistas dão dicas para quem está pensando em repaginar o ambiente.

No cômodo, a cama é o centro das atenções. Com diversos modelos, tamanhos e materiais, cada uma conta uma funcionalidade diferente. "A cama box, por exemplo, é uma boa opção, pois otimiza espaço ao dispor de gavetas para guardar lençóis e cobertores", explica o designer de interiores Lome Chung.

Com um toque moderno e custo-benefício, uma boa alternativa é a cama com base de palete, que é sustentável e conta com um estilo despojado. "Também dá para decorar com o dossel, que dá uma atmosfera romântica", afirma o designer de interiores Paulo Brites.

Cabeceira

A peça não é um item obrigatório na decoração. Mas traz o poder de diferenciar o espaço. E, com isso, realçar a cama.

O primeiro passo é identificar o estilo preferido para definir o material, que pode ser estofado, madeira ou até mesmo ferro. Segundo os especialistas, é fundamental trabalhar a unidade entre o modelo escolhido com o restante do décor. Para finalizar, a parte superior da cabeceira pode receber uma composição de quadros ou outros objetos decorativos.

Cores e parede 

A escolha da cor é extremamente pessoal. A maioria das pessoas opta por tons mais discretos e neutros que combinem com qualquer móvel e piso. "O que nos solicitam são cores agradáveis e calmas para um sono mais tranquilo. Mas quando o cliente resolver ousar, buscamos salpicar cores quentes e escuras", comenta Brites.

Em tempos de soluções mais viáveis, uma forma econômica e com pouca manutenção para mudar o estilo do quarto está relacionada à aplicação de textura. O material tem aparecido bastante na decoração e é usual para destacar apenas uma parede. "O papel de parede tem uma infinidade de estampas e traduz em uma escolha super bacana para o dormitório", explica Chung.

Há, ainda, a escolha dos objetos. Para apostar em uma decoração antenada, o veludo é o tecido da vez e pode ser aplicado em almofadas, roupas de cama ou móveis estofados.

 

 

Galeria de Fotos

Dicas para renovar a decoração do quarto Divulgação
Dicas para renovar a decoração do quarto Divulgação
Morador pode investir em uma ornamentação acima da cama, com quadros e outros objetos decorativos Divulgação

Últimas de Imóveis e Casa