Por O Dia

Segundo a diretora da ABF-MG%2C Danyelle Van Straten%2C o custo de vida menor é um atrativo do estadoDivulgação

Com 9.925 unidades de 173 marcas de franquias, Minas Gerais está na mira de franqueadoras que buscam expansão. O estado, com 853 municípios, tem nesse volume de cidades potencial para abrigar marcas de diferentes setores. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) mineira, o estado é o terceiro do país em volume de franquias em operação. Mas o que não falta é espaço para crescer, garante a diretora da ABF-MG, Danyelle Van Straten.

“Minas Gerais ainda tem muitos segmentos com alto potencial de crescimento. O franchising está descobrindo o poder que o estado tem, aliado a um custo de vida menor que o de outros estados vizinhos, como Rio de Janeiro e São Paulo. No ano passado, o segmento que mais cresceu foi o de hotelaria e turismo, ainda pouco servido por aqui. Em seguida veio o setor de beleza, estética, bem-estar e saúde em geral. Já o segmento de alimentação ainda permanece estável. O mineiro ainda prefere fazer suas refeições em casa, sempre que pode. É um caminho a ser explorado, desde que respeitando os hábitos da população”, diz Danyelle, que espera um crescimento do mercado de franquias em Minas Gerais para esse ano entre 7% e 9%.

Neste mês, a Brastemp, marca da Whirlpool Latin America, inaugura sua primeira franquia em Belo Horizonte, para reforçar seu novo modelo de negócio baseado em franquias da assinatura dos purificadores de água Brastemp. Minas Gerais é uma das localizações estratégicas para abertura de franquias em 2015 para a companhia. Além de Belo Horizonte, Uberlândia e Juiz de Fora também estão no radar da empresa.

Cauê Nascimento, responsável pelo setor de franquias da marca, explica que a empresa já tinha planos de sair do eixo Rio-São Paulo e identificou Minas Gerais como uma praça importante para conquistar novos franqueados e consumidores de seus produtos.

“Temos uma meta de abertura de 50 franquias em todo o país até o ano que vem e Minas Gerais está dentro desse plano. O potencial de consumo na região para purificadores de água é grande e estamos confiantes no desenvolvimento do negócio na capital e em algumas cidades do interior", diz.
<CW0>Outras empresas também olham as cidades mineiras. Entre elas, a rede de lavanderias 5àsec. Sérgio Carvalho, diretor de Marketing, Expansão e TI, destaca a extensão territorial como um fator que beneficia os planos de expansão da marca.

A rede Emagrecentro, de clínicas de estética e beleza, já escolheu as cidades onde terá unidades: Belo Horizonte, Betim, Confins, Araxá, Araguari, Sete Lagoas, Juiz de Fora, Montes Claros, Santa Luzia, Pouso Alegre e Ubá.

Francesca Romana na versão truck

A marca de joias e acessórios Francesca Romana Diana estacionou o seu primeiro Fashion Truck no terminal 2 do Aeroporto do Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio. A loja sobre rodas é toda decorada com paisagens da obra de Lelli de Orleans e Bragança e em breve desembarca em outros aeroportos brasileiros.

E-commerce para dar suporte a franqueado

A rede de franquias Via Verde acaba de lançar sua loja virtual para dar suporte aos franqueados como um canal adicional de vendas. Caso algum produto não esteja disponível em estoque nas lojas físicas, o franqueado poderá fazer a venda online com entrega em qualquer uma das 32 unidades em funcionamento no Brasil.

Mr.Beer cria clube de assinaturas

A franquia de cervejas especiais Mr. Beer criou um clube de assinaturas que entrega em casa as marcas presentes nas 80 lojas da rede. Para entrar no clube, os assinantes pagam R$ 99,90 por mês para receber um kit com quatro do 400 rótulos disponíveis na rede.

Últimas de _legado_Notícia