Evitar compra de produtos roubados

Por José Ricardo Bandeira

Bandeira diz que é preciso identificar os receptadores de mercadorias roubadas."Cada um desses crimes exige uma estratégia específica. Mas, com um objetivo global de reduzir os índices de criminalidade, podemos traçar como ação fundamental a repressão policial.

Cabe aos serviços de inteligência das polícias Civil e Militar fazerem um trabalho de coleta de informações, visando a desbaratar as quadrilhas especializadas em roubos e furtos que atuam nos grandes centros e a identificar os receptadores das mercadorias roubadas pois sem o comprador não existe demanda para o roubo.

Porém, nenhuma dessas estratégias ou investimento terá resultado se o Estado não assumir o seu papel, quebrando o domínio territorial imposto pelas facções criminosas que dominam o tráfico de drogas e financiam toda a cadeia de crimes contra a vida e contra o patrimônio.

Quebrar o domínio territorial armado pelos criminosos também implica no governo assumir o seu papel e "ocupar" as comunidades com todos os serviços aos quais o cidadão tem direito, como educação, saúde, saneamento básico e infraestrutura".

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro