iniciativas

Por O Dia

IMPACTO DO SETOR

Segundo o Censo do IBGE de 2010, cerca de 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, o equivalente a 45 milhões de pessoas. Só no Estado do Rio, são 4 milhões entre os quase 17 milhões de habitantes. O setor movimenta R$ 700 milhões por ano nos municípios fluminenses.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

O Grupamento de Cães da Guarda Municipal do Rio participará com demonstrações de Showdog e da Cinoterapia, tratamento com jovens da Apae-Tijuca. Estão previstas ações das secretarias de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, que só neste ano captou cerca de 10 mil vagas, com três mil delas encaminhadas e quase 300 gerando empregos.

ESPORTES ADAPTADOS

Além de Clodoaldo Silva, a feira vai reunir outros renomados desportistas, como a arremessadora de peso Rosinha Santos e o triatleta Robson Caetano, contando, ainda, com apresentações de bocha, handebol e power soccer entre os esportes adaptados.

LEGADO PARALÍMPICO

A parceria com a Autoridade Governamental do Legado Olímpico (AGLO) insere a feira na proposta de continuidade do uso dos aparelhos esportivos da cidade. A Cidade PcD se soma às atividades no Parque desde o fim dos Jogos do Rio.

PARCERIAS

O projeto foi construído com instituições de pessoas com deficiência, como a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), a Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac) e a Associação Carioca de Distrofia Muscular (Acadim), além da Imparh Soluções em Recursos Humanos.

DISPOSITIVO SONORO

O evento atraiu também parceiros, como os Ministérios da Saúde e do Esporte e a Prefeitura do Rio, que terá um estande para mostrar suas ações. A mais recente delas é o equipamento com dispositivo sonoro para auxiliar a travessia de deficientes visuais, já funcionando em frente ao Instituto Benjamin Constant, na Urca.

COMO CHEGAR

A feira ocorrerá na Arena 2 do Parque Olímpico, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno 3.401, Barra. O evento terá estacionamento gratuito para mil veículos (portão 6).

Comentários