Campeões da Libertadores, jogadores do Grêmio desfilam em carro aberto pelas ruas de Porto Alegre - AFP / ITAMAR AGUIAR
Campeões da Libertadores, jogadores do Grêmio desfilam em carro aberto pelas ruas de Porto AlegreAFP / ITAMAR AGUIAR
Por

A conquista do Grêmio sobre o Lanús na Libertadores da América abre a perspectiva de três cariocas disputarem a principal competição continental em 2018. Ao levar a taça, o time gaúcho colocou em jogo mais uma vaga para a edição do ano que vem, o que beneficia diretamente Flamengo, Vasco e Botafogo, sexto, sétimo e oitavo na tabela do Brasileiro.

Na última rodada, domingo, os três garantem a classificação com vitórias simples. O Flamengo vai ao Barradão enfrentar o Vitória; o Vasco pega a Ponte Preta, em São Januário; e o Botafogo recebe o Cruzeiro, no Nilton Santos. Correndo por fora, estão Chapecoense, Atlético-MG, Bahia e São Paulo.

Um detalhe importante: uma dessas três vagas será direta à fase de grupos e duas à pré-Libertadores, aqueles dois mata-matas que começam já no mês de janeiro.

Neste momento, o Flamengo só depende das próprias forças para se garantir na fase de grupos: basta derrotar o Vitória, mas a tarefa não deve ser simples, porque o time baiano, em 15º, ainda luta para escapar da degola à Série B. Já o Vasco, além de passar pela Ponte Preta, já rebaixada, tem que secar o Rubro-Negro, que não pode vencer; e o Botafogo precisa bater o Cruzeiro e torcer para que Flamengo e Vasco não ganhem.

De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Flamengo, que tem a melhor posição na tabela, é o time com mais chances de ir à Libertadores, mas somente três pontos percentuais à frente do Vasco. Isso porque os cálculos consideram o retrospecto de cada um como mandante ou visitante e a dificuldade de enfrentar determinado rival. O Botafogo seria o terceiro nas chances.

Cinco brasileiros já asseguraram presença na Libertadores de 2018: Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil; Grêmio, vencedor da Libertadores, e Corinthians, que conquistou o título do Brasileiro, além de Palmeiras e Santos, que se classificaram ao se garantirem no G-4.

Você pode gostar
Comentários