Grêmio turbina as chances dos cariocas

Título da Libertadores da América pelo time gaúcho abre mais uma vaga para a disputa da competição continental

Por O Dia

Campeões da Libertadores, jogadores do Grêmio desfilam em carro aberto pelas ruas de Porto Alegre
Campeões da Libertadores, jogadores do Grêmio desfilam em carro aberto pelas ruas de Porto Alegre - AFP / ITAMAR AGUIAR

A conquista do Grêmio sobre o Lanús na Libertadores da América abre a perspectiva de três cariocas disputarem a principal competição continental em 2018. Ao levar a taça, o time gaúcho colocou em jogo mais uma vaga para a edição do ano que vem, o que beneficia diretamente Flamengo, Vasco e Botafogo, sexto, sétimo e oitavo na tabela do Brasileiro.

Na última rodada, domingo, os três garantem a classificação com vitórias simples. O Flamengo vai ao Barradão enfrentar o Vitória; o Vasco pega a Ponte Preta, em São Januário; e o Botafogo recebe o Cruzeiro, no Nilton Santos. Correndo por fora, estão Chapecoense, Atlético-MG, Bahia e São Paulo.

Um detalhe importante: uma dessas três vagas será direta à fase de grupos e duas à pré-Libertadores, aqueles dois mata-matas que começam já no mês de janeiro.

Neste momento, o Flamengo só depende das próprias forças para se garantir na fase de grupos: basta derrotar o Vitória, mas a tarefa não deve ser simples, porque o time baiano, em 15º, ainda luta para escapar da degola à Série B. Já o Vasco, além de passar pela Ponte Preta, já rebaixada, tem que secar o Rubro-Negro, que não pode vencer; e o Botafogo precisa bater o Cruzeiro e torcer para que Flamengo e Vasco não ganhem.

De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Flamengo, que tem a melhor posição na tabela, é o time com mais chances de ir à Libertadores, mas somente três pontos percentuais à frente do Vasco. Isso porque os cálculos consideram o retrospecto de cada um como mandante ou visitante e a dificuldade de enfrentar determinado rival. O Botafogo seria o terceiro nas chances.

Cinco brasileiros já asseguraram presença na Libertadores de 2018: Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil; Grêmio, vencedor da Libertadores, e Corinthians, que conquistou o título do Brasileiro, além de Palmeiras e Santos, que se classificaram ao se garantirem no G-4.

Comentários

Últimas de Esporte