fique atento

Por O Dia

AÇÕES

Programações em www.ladoaladopelavida.org.br vão chamar atenção para o debate sobre câncer de próstata. Haverá palestras, rodas de conversas, corridas, caminhadas e prédios iluminados de azul.

CURA

Se o câncer de próstata for detectado no início, com exames de sangue PSA e toque retal, a partir dos 50 anos, ou dos 40 para quem tem histórico familiar, há cura em mais de 90% dos casos.

RISCOS

Fatores: idade (62% são de homens a partir dos 65 anos); histórico familiar; raça (maior incidência entre os negros); alimentação inadequada, deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo e obesidade.

SINTOMAS

Na fase inicial não há sintoma. Por isso a importância dos exames. Na avançada, há vontade de urinar urgente, dificuldade para urinar, levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal e dores fortes.

PRÓSTATA

É uma glândula localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra. Não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Ela produz líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.

CÂNCER

As células se multiplicam a vida toda. Mas pode acontecer o crescimento descontrolado delas, formando tumores, que podem virar câncer.

Comentários

Últimas de Saúde