Venezuela expulsa brasileiro

Embaixador do Brasil em Caracas é declarado 'persona non grata'

Por O Dia

A Venezuela declarou ontem que o embaixador brasileiro Ruy Carlos Pereira é 'persona non grata' no país. O anúncio foi feito por Delcy Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional Constituinte. Com a decisão, o diplomata, que está no Brasil, não vai mais poder exercer o cargo na embaixada de Caracas. O encarregado de negócios do governo do Canadá também foi declarado 'persona non grata.

Conforme Delcy Rodríguez, o Ministério das Relações Exteriores vai realizar os procedimentos necessários para tornar válida a declaração. Ainda segundo ela, a decisão ocorreu em função de ambos os diplomatas permanentemente se intrometerem nos assuntos internos da Venezuela, como a recente dissolução, por parte da Constituinte, dos governos de Caracas e Alto Apure por motivos políticos.

A presidente da Assembleia Nacional Constituinte ressaltou ainda que a declaração será mantida até que "se restitua a ordem constitucional que o atual governo rompeu no Brasil após o golpe de estado contra a presidente Dilma Rousseff", afirmou Delcy Rodríguez.

Comentários

Últimas de Mundo & Ciência