Dilma tentou atrapalhar operação Lava Jato, diz Delcídio em entrevista

Segundo senador, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também atuava para tirar empreiteiros da cadeia

Por O Dia

São Paulo - O senador Delcídio do Amaral (ex-PT/MS) afirmou que a presidente Dilma Rousseff tentou atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, que apura crimes de corrupção na Petrobras. O depoimento foi feito no último dia 18 para o "Conexão Repórter", do SBT.

"[A presidente Dilma] tentou interferir nas investigações, no processo que se iniciou em Curitiba assim como nos tribunais superiores", afirmou durante a entrevista. "A ordem foi dela. Era para efetivamente executivos e dirigentes de estatal [saíssem das prisões]." 

Delcidio confirma a Roberto Cabrini que votará pela queda de Dilma no SenadoReprodução / Vídeo

Apesar de não ligar Dilma ao recebimento de propina, Delcídio disse que a presidente sabia "tudo o que ocorria". "Ela tinha conhecimento de tudo o que acontecia nos escalões inferiores [do governo] e inclusive nas campanhas eleitorais." A campanha de Dilma Rousseff à reeleição, em 2014, é suspeita de se beneficiar de dinheiro de propina.

Ainda segundo o senador, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também participava do esquema de influência no governo. Em uma das oportunidades, Delcídio teria recebido a ordem de influenciar o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marcelo Navarro a soltar empreiteiros presos pela Lava Jato. "A ordem [do Lula] era: ajude José Carlos Bumlai [pecuarista acusado de pagar propina]. Significava basicamente que ele fosse blindado ou não fizesse parte da delação do [Nestor] Cerveró", concluiu, sobre a delação feita pelo ex-diretor da Petrobras.

Outro lado

Em nota anteriormente divulgada, Marcelo Naverro disse ter "a consciência tranquila". "Estive, como é de praxe, com inúmeras autoridades dos três Poderes da República, inclusive com o referido parlamentar, que era então o líder do governo no Senado. Jamais, porém, com nenhuma delas tive conversa do teor apontado nessa matéria." Tanto a presidente Dilma Rousseff quanto Lula negam participação em esquemas de corrupção.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:



Últimas de Brasil