Flávio Ricco: Vem ai o desligamento da TV analógica em Brasília

Representantes do Ministério das Comunicações, Anatel, teles e emissoras irão se reunir para uma nova avaliação sobre o assunto.

Por O Dia

Rio - Faltam 20 poucos dias para o desligamento do analógico em Brasília e cidades do entorno, embora não existam dados recentes se o mínimo exigido de 93% para recepção do digital já foi atingido.

Nesta próxima quinta-feira, representantes do Ministério das Comunicações, Anatel, teles e emissoras irão se reunir para uma nova avaliação sobre o assunto.

As TVs, de uma maneira geral, via campanhas obrigatórias, pagas, espontâneas e mesmo através de merchandisings dos seus apresentadores têm procurado contribuir de todas as formas para os esclarecimentos necessários, tentando evitar que se repita por aqui o que aconteceu no México.

Lá, porque a ordem também veio de cima para baixo, houve uma perda de 15% da sua audiência. Uma verdadeira catástrofe e os mexicanos, na ocasião, não atravessavam um período de crise como o nosso de agora.

Fazer prevalecer decisões tomadas friamente nos gabinetes e tirar a televisão das pessoas num momento como este poderá ser uma medida ainda mais impopular que a jornada de 12 horas.

Outra Questão

Simplesmente distribuir o já ultrapassado conversor, conforme medida tomada na metade da década passada, não é a solução mais ajustada para os tempos atuais. Já houve, no Bolsa Família, quem vendesse o conversor que recebeu de graça, porque já tinha aparelho digital em casa.

Voltando ao México

Apenas repetindo que, na ocasião, como o México não atravessava um momento de crise, entendeu-se como mais razoável criar facilidades para a compra de aparelhos dotados do novo sistema. Através de descontos e prazos maiores para pagamentos sem juros.

Isso não se faz

O ‘Fofocando’, do SBT, deve se limitar ao que veio e não tentar enveredar por outros caminhos, como aconteceu na semana passada ao receber uma vidente, de nome Evani. Quem autorizou essa senhora a fazer, publicamente, previsões sobre o Gilberto Gil? A busca de audiência não permite ninguém ser desrespeitoso com as pessoas.

Sabe o que falta?

Alguns programas precisam se levar mais a sério, até porque o preço do segundo na TV é uma das coisas mais caras do mundo. Também na semana passada, Luciana Gimenez passou um ‘Superpop’ inteirinho discutindo a questão dos nudes.

Tem Chances

Saulo Laranjeira, após ‘Velho Chico’, poderá permanecer na Globo. Nesses últimos dias, com as conversas que já aconteceram, ele sentiu que existem boas possibilidades de ser aproveitado em novos trabalhos num futuro próximo.

Sumiu

A propósito de ‘Velho Chico’, com essa correria toda de final de novela, percebe-se que apagaram a personagem da Luiza Brunet.

Participação

A festa de lançamento da novela ‘A Lei do Amor’, da Globo, amanhã, em São Paulo, terá a participação da DJ Cris Proença.

O diretor Dennis Carvalho ensaia Alinne Moraes e Rafael Vitti em cena de ‘Rock Story’, a próxima das sete na Globo. Vai haver um envolvimento dos doisCesar Alves / Globo

Caminho Diferente

Na Record, entendeu-se que aumentar o número de externas no programa do Porchat pode ser um caminho. Ele se sai muito bem. Amanhã, por exemplo, ele vai passar a tarde com o Luiz Bacci gravando algumas coisas para o programa de quarta-feira.

Últimas de Diversão