Rafael Cardoso planeja abrir o seu terceiro restaurante

Em 2017, ator também quer voltar com ONG

Por O Dia

Rio - Rafael Cardoso, o dissimulado César de ‘Sol Nascente’, está cheio de planos para 2017. “Quero plantar. Estou em negociação para adquirir uma floresta. Na verdade, estou de olho em três terras e quero implementar o sistema de agrofloresta para abastecer restaurantes”, conta o ator, que também é empresário.

Rafael CardosoDivulgação/Carol Caminha/Gshow

PROJETO DE VIDA
Por trás de restaurantes como o Puro, o Massa e do site Puramesa.com.br, o ator estuda a possibilidade de entrar com seus produtos gourmetizados e ‘in natura’ em supermercados. “Além de cuidar da minha família, esse é o principal projeto. Quero entrar forte no plantio de orgânico. Tudo baseado no estudo de trasnformar campos de pasto em sistema de reflorestamento de alimentos orgânicos, trazendo a biodiversidade de volta desde animais. Esse é o meu projeto de vida, que vou dar start em 2017. Já planto para o restaurante, mas em menor escala, e quero fazer em larga”, planeja.

E como vão os negócios? “O Puro está de vento e popa, ganhando vários prêmios na cena carioca. Além dele e do Massa, vou abrir mais um, do mesmo grupo. Levando essa história de regionalidade, de produtos selecionados em um raio de até 200 km, priorizando e movimentando a economia local, conseguindo mais qualidade dos alimentos, direto da fazenda para a mesa”, adianta.

Nessa linha sustentável e de qualidade, o portal Puramesa.com.br passará por uma reformulação em 2017. “Estamos recriando a página. Como não tenho tempo de atualizar, estou formando uma equipe para fazer isso da minha forma. A Mariana (Bridi, mulher de Rafael) é quem vai tocar isso. Valorizando o conhecimento para a cura através da alimentação. Hoje em dia, a pessoa come mal, toma remédio para melhorar. Se comece bem, não precisava de antídoto para viver”, afirma.

ONG RECICLA AMOR
Paralelamente à função de ator da novela das 18h, da Globo, e de empresário, Cardoso quer em 2017 voltar com a ONG Recicla Amor, que desenvolve em parceria com o também ator Ítalo Guerra. “Estávamos com uma fábrica de reciclagem e conseguimos reaproveitar mais de 100 mil quilos de detritos que iriam para o mar. O projeto continuará em outro local. Vamos ver se conseguimos mais patrocinadores”, torce.

CADA UM FAZ SUA PARTE
Com tantas atitudes em prol do bem estar do próximo, Rafael Cardoso frisa que não dá para mudar o mundo tão rápido. “Mas se fizermos um trabalho de formiguinha fica ótimo já. Não dá para ficar esperando que o outro comece a agir. Não sou dono de verdade nenhuma, cada vez tento fazer o melhor que tenho. O melhor presente que posso me dar e dar para outro. Quanto mais conseguirmos equalizar esse mundo desigual fica melhor para todos nós”, defende.

UM POUCO DE FÉRIAS
Assim que terminar de gravar ‘Sol Nascente’, o ator conta que sonha em tirar férias. Desde 2010, ele está em sua sétima novela consecutiva. “Sinto que estou um pouco cansado, saio de uma novela, encaixo um filme que pega o processo de férias. Quero ficar com a minha filha (Aurora, de 2 anos) e dar uma folga para a minha imagem”, revela. Mas já tem alguma outra novela em vista? “Não sei dizer porque sou funcionário da Globo e amo o que faço. Se aparecer um projeto incrível, sei que vou aceitar e que minha mulher vai ficar p*** comigo (risos). Quero tirar pelo menos uns quatro meses sem fazer nada”, explica.

Apesar de toda correria, o tempo para ficar com a filhinha é sagrado. “Consigo colocar para dormir direto. Temos qualidade no nosso tempo junto. Procuro aproveitar o pouco tempo que estou junto com ela, fazer algo saudável, que faça a diferença para ela. Gosto de dar banho e ficar o máximo com ela”, derrete-se o pai coruja, que ainda pretende aumentar a família. “Está nos planos. Vamos ver como anda”, torce.

Últimas de Diversão