Mangaratiba antecipa primeira parte do 13º

Crédito para 5 mil servidores será feito nesta sexta-feira

Por O Dia

Rio - A Prefeitura de Mangaratiba paga nesta sexta-feira a primeira parcela do décimo terceiro dos seus cerca de 5 mil servidores. O crédito de 50% da gratificação natalina será feito em conta corrente. A parcela virá sem os descontos legais como Imposto de Renda e contribuição previdenciária. O prefeito Ruy Quintanilha (PV) trabalha com a previsão de pagar a segunda parcela antecipadamente também.

“Se tudo continuar correndo bem, vamos tentar antecipar a segunda parcela para agosto”, afirmou nesta quarta-feira o prefeito, ressaltando que os salários deste mês foram quitados na última terça-feira. Após conseguir colocar as contas do município em dia, Quintanilha — que assumiu o cargo no lugar de Evandro Capixaba — adiantou os salários em 2016 por quatro vezes, principalmente nas datas comemorativas ou anteriores a feriados, como ocorreu na Páscoa. Além dos adiantamentos, a Prefeitura de Mangaratiba ainda conseguiu, em dezembro de 2015, reajustar o salário dos servidores em 15% (exceto prefeito, secretários e subsecretários). A medida teve como princípio a valorização do servidor.

Quintanilha trabalha com previsão de antecipar a segunda parcela do 13ºDivulgação

O quadro atual do município, segundo o prefeito, é bem diferente do que ele encontrou em 17 abril de 2015, quando assumiu o cargo. Quintanilha lembra que eram mais de R$ 60 milhões em dívidas, fornecedores sem receber há quatro ou cinco meses, caixa praticamente zerado.

Para resolver os problemas, o prefeito adotou as seguintes providências: suspensão de contratos com locação de veículos, diminuição do gasto com pessoal, repactuação com fornecedores (alguns chegaram a cair 25%), parcelamento das dívidas com o Instituto de Previdência e INSS, incremento da receita com reordenamento de impostos e entrega de imóveis locados e remanejamento de repartições para espaços próprios.

Últimas de Economia