Coluna do Servidor: Reunião do Sepe pode mudar o rumo da greve

Em um impasse com o estado, o sindicato voltou a procurar deputados da base governista na Alerj para negociar

Por O Dia

Rio - A reunião marcada para amanhã entre o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) e o líder do governo na Alerj, deputado Edson Albertassi (PMDB), pode resultar em avanços nas negociações dos servidores da rede estadual, em greve há quatro meses. O encontro ocorrerá uma hora antes da assembleia da categoria, que será às 11h na quadra da São Clemente (Av. Presidente Vargas 3.102 – Cidade Nova).

Em um impasse com o estado, o Sepe voltou a procurar deputados da base governista na Alerj para negociar. A categoria tem extensa pauta de reivindicações, sendo que não há expectativa de acordo sobre o pleito de maior impacto financeiro: o reajuste de 30%.

Apesar disso, o líder do governo na Alerj ressalta que alguns itens foram acordados. “O governo vem fazendo esforço para atender a justa pauta do Sepe. Vários pontos foram atendidos, mas a realidade orçamentária atual não permite atender a todos agora. Mas estaremos sempre dispostos a negociar”, declarou Albertassi.

O parlamentar pontua itens de impacto financeiro que foram negociados:regularização do enquadramento funcional desde 2013; abono das faltas em greves desde 1993 e redução do regime de trabalho dos técnicos-administrativos para 30 horas.

Coordenador-geral do Sepe, Marcelo Sant’Anna diz que falta uma “garantia” do governo na implementação dessas medidas. “O estado ainda não apresentou a proposta do enquadramento. Sobre o abono das faltas em greve, queremos que eles apliquem este ano”, explica.

Desde junho, o estado vem descontando os dias não trabalhados dos grevistas, com aval da Justiça. Sant’Anna também diz que que o projeto de 30 horas excluiu os inspetores: “Queremos uma emenda que inclua esses servidores”. O governo também alega que negociou eleições diretas para diretores de escolas. O Sepe afirma que aguarda regulamentação do projeto.

Últimas de Economia