Fim de ano vai abrir 27 mil vagas temporárias no Rio

Interessados nas chances devem incrementar currículo e se preparar para entrevista

Por O Dia

Rio - Quem pretende conseguir uma vaga temporária com a chegada da festas de fim do ano terá boas oportunidades, segundo dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem). A previsão é de mais de 27 mil oportunidades nos quatro meses que antecedem o Natal no estado. Já para dezembro, o número deve ultrapassar 7 mil chances. A expectativa de abertura de postos é 5,5% maior se comparado ao mesmo período do ano passado.

A estudante Lívia Andrade tentará uma vaga temporária de fim de ano. Com a oportunidade%2C ela pretende ajudar nas despesas de casaDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

A previsão de vagas temporárias em todo o país, só em dezembro, chega a 115 mil oportunidades, apresentando recuperação de mais de 6 mil postos de trabalho. Das chances previstas para dezembro no Brasil, 20% deverão ser para primeiro emprego de jovens e 5% podem se tornar vagas efetivas.

O coordenador do MBA em Gestão de Processos do Ibmec/RJ, Luiz Fernando Barbieri, dá dicas aos candidatos para a hora de concorrer a uma vaga. "O primeiro item para tentar a vaga temporária é ter bom currículo. Ainda é documento para a triagem. É necessário que seja objetivo, sem passar de uma página e ter ordem de apresentação contando a sua trajetória. Não pode esquecer que precisa transmitir o resultado que gerou nos empregos anteriores", diz.

Em segundo lugar, o candidato precisa estudar a empresam, ter informações a respeito. "O contratante vai olhar de maneira diferente a pessoa que conhece a companhia", orienta.

Por último, deve estar preparado para a entrevista. "Saber contar a história de sua vida profissional é fundamental. A empresa quer saber se o trabalhador é proativo e comprometido com o trabalho", comenta.

Barbieri ressalta para o cuidado que o candidato deve ter com a roupa. "Saber qual é o estilo para a vaga é outro item necessário. O contratante vai saber se você tem perfil do negócio dele".

Comércio prevê 71 mil oportunidades

Segundo estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas de Natal deste ano devem gerar a contratação de 73,1 mil temporários no  país. Caso esse número se confirme, será a primeira vez depois de dois anos que o comércio registra aumento no número de empregados temporários. Frente ano ano passado, haverá um avanço de 10%.

O maior número de contratações deve se concentrar em vestuário (48,9 mil vagas) e no de hiper e supermercados (10,4 mil vagas). A estudante Lívia Andrade, 25 anos, começou a deixar currículos no comércio. “Vou tentar uma vaga, pois estou precisando ajudar em casa. Estou acabando a faculdade e está bem difícil encontrar trabalho na minha área. Esse extra vai ajudar a dar uma tranquilizada financeira nas despesas”, explica.

Geraldo Serenário%2C 77 anos%2C e Romeu da Conceição%2C 60%2C foram contratados por rede de varejoDivulgação

?Shoppings e varejo contratam para o período

As lojas do Bangu Shopping já estão recebendo currículos. As vagas são para Karamello (duas vagas), Hering (13), Di Santinni e Sapatella, com a entrega do documento até final de outubro. Já na Mercatto (4) e Imaginarium (2) até o início de novembro. Na Samsung, o candidato pode entregar currículo na loja ou pelo e-mail lj.samsung.bangu@rastrecall.com.br, e na Riachuelo (20) pessoalmente ou pelo e-mail esc137@riachuelo.com.br até o dia 10 de dezembro. O Madureira Shopping contrata temporários para as festas de fim de ano. Ao todo, o centro comercial espera que sejam criados 350 novos postos de trabalho até o mês de dezembro de 2017. Os currículos podem ser entregues, diretamente, nas respectivas lojas ou enviados ao SAC do Shopping, pelo e-mail sac@madureirashopping.com.br. 

A rede Prezunic incentivará a contratação de profissionais acima de 50 anos com o programa Talentos Experientes. Os interessados já podem cadastrar currículo no Banco de Talentos no www.vagas.com.br/cencosudbrasil. Geraldo Serenário, 78 anos, foi contratado aos 77 pela empresa.

Responsável pela limpeza do estoque da loja de Botafogo, ele conta que anteriormente não tinha retorno das empresas. “Pedia para abrirem o jogo e dizerem se o problema era a idade. Eles acabavam reconhecendo que não havia como contratar idosos como eu”, lembra Geraldo. O Shopping Metropolitano Barra disponibiliza vagas pelo site www.shoppingmetropolitanobarra/trabalhe-conosco/ e está com 9 oportunidades. Já o ParkShoppingCampoGrande prevê 400 vagas para atender as 250 lojas.

Reportagem da estagiária Marina Cardoso, sob supervisão de Max Leone

Últimas de Economia