Marina e Lindberg juntos

Executiva Nacional do PSB discute hoje provável apoio da presidenciável ao petista no Rio

Por O Dia

Rio - O apoio da presidenciável Marina Silva ao candidato ao Palácio Guanabara, Lindberg Farias (PT), é um dos assuntos debatidos hoje pela Executiva Nacional do PSB, em São Paulo. O partido pede votos para Lindberg, no Rio, mas Marina ainda não confirmou se subirá no palanque do petista.

Por conta disso, dirigentes da Rede Sustentabilidade — criada por Marina — e do PSB se reuniram ontem, no Centro, para traçar uma estratégia de aproximação entre os dois políticos. No encontro, dirigentes reivindicaram ao menos três agendas de Marina, no Rio, antes do encerramento do primeiro turno. As zonas Sul e Oeste, além da Baixada, foram as regiões sugeridas pelos integrantes dos partidos.

Sob gritos de “lindo”%2C Lindberg beija braço de eleitora durante corpo a corpo em Alcântara%2C São GonçaloSeverino Silva / Agência O Dia

“A nova política está representada pela candidatura da Marina à Presidência e pela do Lindberg ao governo do estado. É claro que a gente tem que dar um passo de cada vez. É um processo de construção”, declarou o presidente do PSB no Rio, Glauber Braga, em busca de um ambiente propício para que os dois candidatos se entendam.

Indagado anteontem sobre quem apoiaria num eventual segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva, Lindberg despistou: “Que pergunta difícil”. Tanto o PSB quanto a Rede concordaram em manter o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, na coordenação regional da campanha, função que já desempenhava para Eduardo Campos.

Ontem pela manhã, Lindberg fez corpo a corpo no Centro de Alcântara (SG), com direito a abraços, beijos e apertos de mãos.Sob os gritos de “lindo, lindo”, o ex-líder dos caras-pintadas era, a todo momento, anunciado como o candidato do ex-presidente Lula. “Hoje é um dia histórico, o começo da virada. A rua está completamente diferente do que estava na semana passada. Mais dez dias e estaremos em segundo lugar”, afirmou.

Pezão comeu frango em barSeverino Silva / Agência O Dia

Pezão faz corpo a corpo em São Gonçalo

O governador e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão, coincidência ou não, também escolheu a cidade de São Gonçalo para corpo a corpo ontem. Visivelmente mais magro — “já perdi cinco quilos”, confessou —, Pezão percorreu as ruas do centro da cidade. Sob sol forte, resolveu parar para almoçar num restaurante frequentado por populares. “Estou muito à vontade aqui em São Gonçalo. Tenho muita consciência do que a gente fez por esta região. Hoje, temos aqui o hospital estadual Alberto Torres, que é referência, duas UPAS e vamos investir muito mais ainda na questão da segurança pública”.

Já os candidatos Garotinho (PR) e Marcelo Crivella (PRB) cumpriram compromissos de agenda bem longe dali. Garotinho passou o dia inteiro em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde participou de um culto pela manhã, fez carreata à tarde e no início da noite inaugurou um comitê da sua filha, a candidata a deputada federal Clarissa Garotinho. Crivella passou a manhã em Campo Grande, Zona Oeste, onde participou de uma caminhada no calçadão. Fiscais do TRE apreenderam material irregular da campanha do deputado estadual e candidato à reeleição, Coronel Jairo (PMDB). Apreensão foi no comitê do candidato, em São Francisco do Itabapoana.

Últimas de _legado_Eleições 2014