Sonnen diminui prejuízo após derrotar Shogun, mas ainda é freguês de brasileiros

Americano vence um brasileiro pela segunda vez, mas já foi derrotado cinco vezes. Ele agora mira luta com Wanderlei Silva

Por O Dia

Rio - Chael Sonnen está querendo espantar um dos seus fantasmas em sua carreira no MMA. Após vencer Maurício Shogun, no sábado, o lutador americano diminui a diferença de derrotas para brasileiros. Sonnen já havia perdido para Anderson Silva, duas vezes, Paulo Filho, Demian Maia e Renato "Babalu" Sobral. Agora, o prejuízo é de 5 a 2, o que mantém o americano como freguês.

Falastrão, Sonnen adota a tática de provocar os brasileiros e até o país. E, antes de derrotar Shogun, já havia falado em enfrentar Anderson Silva pela terceira vez. E sempre mira seu alvo para Vitor Belfort e Wanderlei Silva.

Contra Shogun, Sonnen dominou o duelo, sempre apostando em quedas. No fim do primeiro round, o americano conseguiu encaixar uma guilhotina e finalizou o brasileiro. Após vencer, Chael Sonnen provocou Wanderlei Silva.

"Altura de 1,85m e 93 kg. Antes de conhecer você, não sabia que era possível empilhar lixo tão alto. Wanderlei Silva, em três meses, será você contra o cara mau", disparou.

Relembre as lutas de Chael Sonnen contra brasileiros

Chael Sonnen x Renato "Babalu" Sobral (UFC 55 - 07/10/2005)

Após um primeiro round truncado, mas com Babalu dominando toda a ação do combate (quase encaixou uma chave de braço no americano), Renato Sobral não teve dificuldades para finalizar Sonnen com um belo triângulo com 1min20 do segundo round. Com a vitória, o brasileiro conseguia seu oitavo triunfo consecutivo até o momento em sua carreira e mais tarde seria derrotado por Chuck Liddell na disputa do cinturão meio-pesado do UFC.

Chael Sonnen x Paulo Filho (WEC 31 - 12/12/2007)

Depois de não ter muito sucesso em sua primeira passagem pelo UFC, na qual não conseguiu uma luta pelo cinturão que era de Chuck Liddell, Sonnen migrou para o WEC e por lá também não teve muita sorte ao se encontrar com um lutador brasileiro. O vencedor da vez foi Paulo Filho, que estava sendo castigado pelo americano no primeiro round, mas quando restavam 12 segundos para o fim do segundo round encaixou uma chave de braço e finalizou Sonnen.

Chael Sonnen x Paulo Filho - "round 2" (WEC 36 - 05/11/2008)

Como sempre polêmico, o lutador pediu e a organização atendeu, marcando a revanche contra Paulo Filho praticamente um ano depois da primeira luta entre os dois. Só que desta vez o americano não sofreu com a técnica apurada do brasileiro no Jiu-Jitsu e venceu a luta por decisão dos juízes após dominar os três rounds.

Chael Sonnen x Demian Maia (UFC 95 - 21/02/2009)

Mais uma vez Chael Sonnen foi vítima do Jiu-Jitsu. Agora ele não foi páreo para o cinco vezes campeão mundial da arte marcial Demian Maia. Em confronto rápido, Demian venceu o americano com um triângulo aos 2min37 do primeiro round. Naquele momento, a vitória foi a décima seguida, e o brasileiro tinha um cartel perfeito, sem nenhuma derrota.

Chael Sonnen x Anderson Silva (UFC 117 - 07/08/2011)

Em uma das lutas mais épicas, surpreendentes e com reviravoltas da história do UFC, Anderson Silva praticamente colocou seu nome entre os maiores lutadores de todos os tempos com a inesquecível vitória sobre Sonnen. Após sofrer um knockdown logo no começo do primeiro round e sofrer um intenso castigo do americano, o Spider demonstrava para todos que assistiram à luta que não estava na sua melhor condição física. E a história se repetia por todos os rounds, Sonnen derrubava o brasileiro e o castigava no ground and pound. Até que, demonstrando que é um verdadeiro campeão, Anderson Silva surpreendeu a todos que já davam como certa a vitória do americano, tirou uma finalização espetacular do bolso e finalizou a luta com um triângulo levando ao delírio o público presente na Oracle Arena, nos Estados Unidos. Após o combate, o Spider revelou que estava com uma de suas costelas trincadas.

Chael Sonnen x Anderson Silva - a luta do século (2 UFC 148 - 07/07/2012)

Depois de provocações do americano, Dana White finalmente concedeu para Sonnen sua revanche contra Anderson Silva. O duelo chegou a ser chamado de a luta do século. E como era esperado, o brasileiro, agora em condições normais e sem nenhuma lesão, deu um verdadeiro show no combate. No 1º round, a história da primeira luta se repetiu, Chael Sonnen conseguiu colocar o Spider para baixo e castigou o brasileiro no ground and pound, mas como sempre seus golpes não eram muito efetivos e não causaram muitos danos ao campeão.

Anderson Silva vibra após derrotar Chael SonnenDivulgação

No segundo round, quando a luta se desenvolveu na parte da troca de golpes, a habilidade de Silva falou mais alto. Quando Sonnen tentou dar uma cotovelada giratória, Anderson conseguiu se esquivar com toda classe e arrumou uma sequência de socos, terminando a luta com um nocaute técnico.

Últimas de Esporte