Timor Leste participará pela primeira vez dos Jogos Olímpicos de Inverno

Novidade surpreendeu a jovem nação asiática

Por O Dia

Austrália - A jovem nação asiática do Timor Leste participará pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Inverno após a classificação do esquiador Yohan Goutt Gonçalves para a prova de slalom em Sochi, informou nesta terça-feira a imprensa australiana. O franco-timorense Goutt Gonçalves, de 19 anos, que se classificou para os jogos no dia 29 de dezembro na Sérvia, explicou para a "Radio Australia" que prometeu aos seus familiares no Timor Leste que levaria a bandeira nacional nos jogos que começam daqui um mês na cidade russa.

"Todo mundo pensou que se tratava de uma piada e na realidade ninguém acreditou em mim", disse o esquiador ao relembrar o momento de sua promessa, quando sua participação nos Jogos Olímpicos de Inverno ainda era apenas um sonho.

Timor Leste vai estrear nos Jogos de InvernoReuters

O representante da Associação Olímpica Australiana Timorense, Bill Zamut, comentou que Goutt Gonçalves se transformou no primeiro atleta do país asiático a conseguir sua classificação para uma competição olímpica por seus próprios méritos.

"Normalmente, pequenas nações como a nossa têm um curinga e podem participar", comentou Zamut ao explicar que o jovem esquiador queria fazer parte dos jogos por sua habilidade e "sem obter um status especial".

Goutt Gonçalves vive na França a maior parte do ano e viaja anualmente ao Timor Leste para visitar seus parentes maternos. "Minha mãe me criou com uma forma de pensar timorense, me transmitiu sua herança e, certamente, seu sangue timorense", comentou o jovem atleta. A ex-colônia portuguesa do Timor Leste conquistou sua independência da Indonésia no dia 20 de maio de 2002.

Últimas de Esporte