Zebra australiana passeia novamente e elimina Rafael Nadal em Wimbledon

Nick Kyrgios bate o espanhol por 3 sets a 1 e se classifica para as quartas de final do tradicional torneio de tênis

Por O Dia

Inglaterra - Aos 19 anos e apenas na posição de número 144 no ranking da ATP, o australiano Nick Kyrgios realizou nesta terça-feira o primeiro grande feito da carreira: eliminar o espanhol Rafael Nadal, líder da lista, e se classificar para as quartas de final do torneio de Wimbledon.

Australiano Nick Kyrgios cumprimenta Rafael Nadal%2C após eliminar o espanhol no torneio de WimbledonReuters

Kyrgios, que na segunda rodada já havia surpreendido ao eliminar o francês Richard Gasquet, 13º cabeça de chave, bateu o segundo favorito por 3 sets a 1, com parciais de 7-6(5), 5-7, 7-6(5) e 6-3, em 2h58min. Já Nadal dá sequência a uma séria de maus resultados na grama sagrada em Londres. Em 2012, foi eliminado logo na segunda partida pelo tcheco Lukas Rosol, que era o 100º colocado do ranking, e no ano passado, caiu na estreia diante do belga Steve Darcis (então 135º).

>>> LEIA MAIS: Basquete, vôlei, tênis e muito mais: acompanhe os esportes olímpicos

O triunfo do australiano na quadra central do All England Club foi o primeiro de um tenista de fora do top-100 sobre um número 1 em 21 anos, desde a queda do americano Jim Courier para o russo Andrei Olkhovsky em Wimbledon em 1993, na terceira rodada. Além disso, foi a primeira vez desde 2005 que um atleta de menos de 20 anos bateu o líder do ranking. Na última vez que isso aconteceu, nas semifinais de Roland Garros desse ano, Nadal foi o algoz, e o suíço Roger Federer, o derrotado.

Nas quartas de final, Kyrgios enfrentará outro cabeça de chave, o canadense Milos Raonic (8), que também nesta terça-feira derrotou o japonês Kei Nishikori (10) por 3 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-1, 7-6(4) e 6-3.

Últimas de Esporte