Ministro elogia Federação de Remo por instalar primeiro Centro de Treinamento

Espaço foi inaugurado na noite de ontem, em área do Estádio de Remo da Lagoa que foi reformada para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Por O Dia

Rio - O Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, elogiou a iniciativa do presidente da Federação de Remo do Rio, Paulo Carvalho, de transformar a área do Estádio de Remo da Lagoa que foi reformada para os Jogos Olímpicos Rio 2016 no primeiro Centro de Treinamento de Remo,durante a cerimônia de inauguração do espaço, na noite de ontem.

"É com muita alegria que estou aqui inaugurando um Centro de Treinamento num legado olímpico. Isso demonstra o quanto foi importante para o país a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Tenho certeza que esse espaço vai contribuir para o melhor desempenho dos  nossos atletas, fazendo com que eles alcancem melhores resultados na Olimpíada de 2020, em Tóquio", declarou Leonardo Picciani.

Ministro elogio instalaçõesDivulgação

Além do Ministro do Esporte, estavam presentes a inauguração o Secretário Nacional de Esporte de Alta Perfomance, Luiz Lima, o Secretário Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, o presidente da SUDERJ, Leonardo Morais, o representante da FISA (Federação Internacional de Remo), e da Confederação Sulamericana de Remo, Oswaldo Borchi, o representante da Arquidiocese do Rio, Padre Omar, o ex-nadador Djan Madruga, vários dirigentes de clubes, muitos remadores, entre outras personalidades do esporte.

O CT é um projeto inédito que visa detectar e formar atletas com potencial para competir a nível internacional, além de oferecer suporte técnico e infraestrutura adequada aos clubes e nstituições esportivas para treinamentos com objetivo de melhorar a participação dos remadores em competições.

O espaço oferece sala de musculação, material esportivo para competição, salas de avaliação médica e fisioterápica, consultório odontológico, dormitórios, copa/cozinha, remoergômetros, simuladores, analisador de lactato, raia Albano, os catamarãs, rampa partidor, flutuadores e as garagens dos barcos.

O Laboratório de Fisiologia do Exercício Experimental e Aplicada da Universidade Federal Fluminense (UFF) será responsável por toda a parte médica e fisioterápica do CT sob a coordenação do professor-doutor Pedro Paulo da Silva Soares, que também é coordenador o laboratório da UFF e diretor técnico do CT junto com Marcos Amorim e Marcelo Neves.

"A inauguração do CT de Remo é a realização de um sonho antigo e está sendo concretizado graças ao apoio da SUDERJ, através de seu presidente, Leonardo Morais, que tem nos ajudado incansavelmente e do Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Thiago Pampolha, que também fez de tudo para nos ajudar. Tenho certeza que a partir de agora os atletas terão um espaço adequado para melhorar seu desempenho e seu rendimento, fazendo com que consigam melhores resultados nas competições nacionais e internacionais", explica Paulo Carvalho.

O presidente da FRERJ informou, ainda, que em julho, o CT receberá um grupo de remadores da Seleção Chilena de Remo para o primeiro intercâmbio de atletas. Os chilenos também participarão de uma das regatas organizadas pelo Federação de Remo do Rio.

Últimas de Esporte