Indonésia emite alerta de tsunami após terremoto de 7,8 graus atingir Sumatra

O epicentro do abalo está a 10 quilômetros de profundidade e 808 quilômetros ao sudoeste de Padang, a capital de Sumatra

Por O Dia

Bangcoc - A Agência Meteorológica Nacional da Indonésia emitiu nesta quarta-feira um alerta de tsunami para a ilha de Sumatra depois de um terremoto de 7,8 graus de magnitude na escala Richter sacudisse a região. O alerta do terremoto é válido para as províncias de Sumatra do Norte, Aceh e Sumatra Ocidental.

O epicentro do abalo está a 10 quilômetros de profundidade e 808 quilômetros ao sudoeste de Padang, a capital de Sumatra Ocidental, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que monitora a atividade sísmica no mundo todo. A agência meteorológica da Indonésia primeiro informou que a magnitude do terremoto era de 8,3 graus e em seguida reduziu sua intensidade a 7,8.

A região do movimento telúrico, próxima à ilha de Nias, é a mesma em que morreram 1.300 pessoas em 28 de março de 2005 pelo terremoto de 8,7 graus de magnitude. Poucos meses antes, em 26 de dezembro de 2004, outro poderoso terremoto próximo a Sumatra formou um tsunami no oceano Índico que matou 230 mil pessoas em uma dúzia de países, a maioria em Aceh.

A Indonésia está sobre o "Anel de Fogo do Pacífico", região de grande atividade sísmica e vulcânica que enfrenta todo ano cerca de sete mil tremores, a maioria de intensidade moderada.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência