Japonês de 73 anos se torna nadador mais velho a completar travessia

O mexicano Antonio Argüelles ostentava o recorde anterior, depois que atravessou o estreito em 2015, aos 56 anos, em 12 horas e 38 minutos

Por O Dia

Japão - Um japonês de 73 anos se transformou nesta quarta-feira no nadador mais velho do mundo a completar a travessia de 30 km em mar aberto entre as ilhas de Honshu, a principal do Japão, e Hokkaido, no norte do arquipélago.

Toshio Tominaga, natural de Hiroshima (oeste), completou o trajeto do estreito de Tsugaru (entre as províncias de Aomori e Hokkaido) em cerca de dez horas. O japonês saiu da península de Tsugaru por volta das 5h30 locais (17h30 de Brasília da terça-feira) e alcançou seu destino em torno das 15h30 (3h de Brasília de quarta-feira), informou a agência "Kyodo".

Japonês de 73 anos atravessou extensão de 30 quilômetros em arquipélago no Japão AFP

O nadador mexicano Antonio Argüelles ostentava o recorde anterior, depois que atravessou o estreito em 2015, aos 56 anos, em 12 horas e 38 minutos, segundo a Ocean-Navi, uma organização que oferece apoio aos nadadores em sua travessia.

Tominaga, um experiente nadador, atravessou o Estreito do Bósforo, na Turquia, em 2009, mas acabou desistindo vários quilômetros antes de completar o Estreito de Calais, que une o Reino Unido e a França, em 2013.

O Estreito de Tsugaru é um dos 'Ocean's Seven', os sete principais percursos de longa distância em mar aberto que atraem nadadores de todo o mundo e são considerados o equivalente a uma ultramaratona para a natação.

Os outros seis são o Canal do Norte, que vai da Irlanda até a Escócia; o Estreito de Cook, na Nova Zelândia; o Canal de Molokai, no Havaí; o Canal da Mancha, que liga a França à Inglaterra; o Canal de Catalina, na Califórnia; e o Estreito de Gibraltar.

Cerca de 50 grupos já tentaram atravessar o Estreito de Tsugaru desde 2008, segundo dados de Ocean-Navi.

No mês passado, um estudante de ensino médio obteve o recorde como a pessoa mais jovem a atravessá-lo com 18 anos de idade.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência