Food Truck chega ao Rio

Decreto libera modalidade de comida de rua para rodar em terras cariocas. Inicialmente, 20 espaços estão autorizados para a venda de comida e bebida, segundo a Riotur

Por O Dia

Agora virou decreto, publicado no Diário Oficial pela prefeitura do Rio. Os food trucks, que até então eram uma exclusividade dos paulistanos, vão poder rodar livremente em terras cariocas. Os restaurantes e lanchonetes sobre rodas terão, inicialmente, 20 posições autorizadas pela prefeitura, por meio do Riotur, que será responsável por divulgar os espaços em que serão autorizados a venda de comida e bebida. O número de licenças ainda está sendo estudada e será por sorteio. De acordo com a Riotur, a preferência é por locais onde ainda não há ainda comércio de bares e restaurantes ativo. Um dos espaços já foi divulgado. Será a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona Norte da cidade. Ao contrário da lei paulista, quem tiver autorização para um food truck não ficará em um único lugar. As dimensões dos veículos adaptados não podem ultrapassar sete metros de comprimento, dois metros e meio de largura e três metros de altura.

Algumas redes%2C como a Los Cabrones%2C se preparam para desembarcar no Rio de JaneiroDivulgação

Algumas redes de franquias já estão se preparando para entrar no mercado carioca. Ana Vecchi, diretora da consultoria Vecchi Ancona, diz que apesar de o investimento não ser baixo — em média R$ 250 mil por uma unidade completa, incluindo o veículo — é uma alternativa a pontos de venda em shoppings e lojas de rua.

A rede Big X Picanha, de São Paulo, já se prepara para chegar ao Rio com um food truck, assim como a Los Cabrones, de comida mexicana, que já fechou com um franqueado na cidade para atuar com a venda de seus tacos e nachos. A Espetinhos Mimi, de churrascos no espeto, planeja ter cinco unidades móveis no Rio. Na área de alimentação saudável, a Posto 9 Foodtruck está pronta para expansão em áreas públicas. Por enquanto, a venda acontece em eventos fechados, onde assim como eles, muitas marcas expõem seus produtos e dão um gostinho do que vai circular em breve pelas ruas do Rio.

SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES

? O Grupo Sage faz no dia 15, no Rio, debate sobre o novo Supersimples e os impactos das mudanças no Simples Nacional para as micro e pequenas empresas. O evento é gratuito acontece no Centro de Convenções Bolsa do Rio,a Praça XV, centro da cidade, a partir das 9h. Um executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional vai tirar dúvidas dos participantes sobre a nova lei. Segundo dados do Sebrae Nacional, o Supersimples reduz, em média, em 40% a carga tributária, além de simplificar e desburocratizar o processo de recolhimento de tributos. A estimativa é de que mais de 450 mil empreendimentos entrem no sistema, que passará a contemplar mais de 140 atividades.

Sorvete Brasil abre mais lojas no Rio

O verão chegou e a franquia da Sorvete Brasil, de gelados artesanais, abriu mais duas unidades no Rio, uma no shopping Metropolitano, na Barra da Tijuca, e outra na Rua Adalberto Ferreira, no Leblon. Na Barra, a empresa lança um novo conceito de quiosque com um espaço exclusivo para a diversão das crianças.

Cartório Mais em formato compacto

Abrir um cartório está entre as opções que o franchising brasileiro oferece para bairros que ainda não dispõem do serviço ou mesmo para cidades menores. A rede Cartório Mais, com 364 unidades, desenvolveu uma unidade compacta, com custo de R$ 25 mil, que pode ser instalada em pequenos espaços.

São Paulo na rota da VIVA Eventos

Especializada em festas de formatura, a VIVA Eventos traçou um plano de expansão que visa a abertura de 150 unidades nos próximos cinco anos. Hoje, são 12, que atendem clientes em cidades como Rio, Minas Gerais e Espírito Santo. São Paulo é o alvo em 2015.

Últimas de _legado_Notícia