Abertas as inscrições para alunos candidatos ao Fies

Os estudantes têm até a próxima quinta-feira (dia 6) para se inscrever no programa

Por O Dia

Brasília - As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies),do segundo semestre de 2015, começaram nesta segunda-feira e vão até as 23h59 da próxima quinta-feira (dia 6). Em todo o país, o Ministério da Educação está oferecendo 61,5 mil novas vagas. O MEC informou que ainda não tem os dados consolidados por estado. O Fies é um programa do governo federal que financia alunos de faculdades privadas.

Para participar, os candidatos devem se inscrever apenas pela internet, no site da seleção do Fies. Não há cobrança de taxas e as instituições de ensino superior devem garantir acesso gratuito à internet para inscrição dos candidatos.

Ao todo%2C o programa de financiamento do Ministério da Educação está oferecendo 61%2C5 mil novas vagas Reprodução

Poderão se inscrever os candidatos que ainda não tenham concluído o ensino superior, tenham obtido média acima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nota superior a zero na redação. Os candidatos ao financiamento também têm de ter renda familiar, por pessoa, de até 2,5 salários mínimos (R$ 1.970).

O candidato ao Fies pode indicar apenas um único curso e turno de graduação de seu interesse. Ao longo do período de inscrição, o estudante poderá alterar sua opção de vaga. De acordo com o edital, o resultado será divulgado no dia 10 de agosto. Na mesma data, será divulgada uma lista de espera, para o caso de disponibilidade de vagas após a rodada de oferta. Após o resultado, os estudantes pré-aprovados na única chamada do Fies têm até o dia 13 de agosto para concluir o processo de contratação do financiamento.

Os estudantes que ficarem na lista de espera terão dez dias corridos, a partir da divulgação de sua pré-seleção, para finalizar a contratação do financiamento. Segundo o edital, a escolha dos estudantes no site da seleção do Fies “assegura apenas a expectativa de direito às vagas para as quais se inscreveram, (...) estando a contratação do financiamento condicionada à conclusão de sua inscrição no Sistema Informatizado do Fies”.


QUEM PODE PARTICIPAR:

Estudantes com renda familiar bruta, por pessoa, de até dois salários mínimos e meio (R$ 1.970).
Estudantes que não tenham concluído curso superior. Estudantes que tenham participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero.

INSCRIÇÃO

As inscrições são gratuitas, começaram nesta segunda e vão até quinta-feira, às 23h59. Elas devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção), no endereço eletrônico: https://fiesselecaoaluno.mec.gov.br

CLASSIFICAÇÃO

O resultado do processo seletivo será divulgado em 10 de agosto de 2015. Os estudantes classificados com base no número de vagas do curso serão pré-selecionados na chamada única. Os demais, não pré-selecionados, serão automaticamente incluídos em lista de espera.

VALOR FINANCIADO

Varia de 50% a 100%, dependendo da renda familiar mensal bruta do estudante.

TAXA DE JUROS

Neste segundo semestre, 6,5% ao ano. Antes a porcentagem era de 3,4% ao ano.

Últimas de _legado_Brasil