Aposentado: Segunda parcela do 13º começa a sair na segunda-feira

INSS paga abono de Natal juntamente com a folha de novembro. Segurado deve priorizar quitação de dívidas com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial

Por O Dia

Rio - O dinheiro começa a cair na conta a partir de segunda-feira. Juntamente com o pagamento dos benefícios do mês de novembro, 26,6 milhões de aposentados e pensionistas e segurados do INSS vão receber a segunda parcela do décimo terceiro até dia 6 de dezembro. Os valores vêm com desconto do Imposto de Renda.

Os primeiros a ter os valores creditados serão os que ganham até um salário mínimo (R$ 678) e cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Os segurados que ganham acima do mínimo vão receber seus benefícios a partir do dia 2 de dezembro.

A aposentada Dulcelina da Silva prefere pagar sempre à vista para evitar parcelamentos e dívidas. Ela quer usar o abono em presentes de NatalCarlo Wrede / Agência O Dia

No Estado do Rio, mais de 2,4 milhões de aposentados e pensionistas têm direito à segunda parte do abono de Natal. E o que fazer com essa grana extra que está chegando?

“Quem tem dívidas atrasadas, está usando o cheque especial ou já está no rotativo do cartão de crédito deve priorizar o pagamento das contas, que apresentam juros maiores”, dá a dica Fábio Moraes, diretor de Educação Financeira da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O especialista comenta ainda que há outras formas de aproveitar bem o décimo terceiro. Segundo Fábio Moraes, o ideal é o aposentado e os trabalhadores em geral reservarem parte dos recursos para as tradicionais despesas de começo do ano, entre elas IPTU, IPVA, material escolar, gasto com uniformes das crianças, matrículas escolares e licenciamento do carro. Ele lembra que quem tem o costume de parcelar compras não pode esquecer que as faturas vão chegar.

“Com a empolgação do fim do ano, da compra de presentes e dos gastos com festas, muitas vezes não nos lembramos de reservar parte do dinheiro para estas ocasiões, que devem estar previstas no orçamento”, explica.

O diretor lembra que quem quer fazer compras e pensa em pagar à vista pode e deve pleitear descontos.

Confira as dicas

PARA SE ORGANIZAR
Para organizar o orçamento, Fábio Moraes orienta usar tabelas ou até adotar uma medida bem simples: anotar os gastos em uma folha de papel para evitar problemas como entrar no Ano Novo no vermelho.

SOB CONTROLE
“Quem usa essa modalidade de pagamento (pagar em parcelas), seja no cartão de crédito, como no cheque, deve se organizar mais com a chegada do fim do ano, para que as despesas não saiam do controle”, ressalta.

COM DESCONTOS
O Ministério da Previdência informou que a maioria dos aposentados e pensionistas vai receber 50% do valor do benefício. A parcela virá com descontos do Imposto de Renda (IR). Mas quem teve a concessão liberada depois de janeiro vai ter o valor calculado proporcionalmente ao número de meses até o fim do ano.

PRESENTES
A aposentada Dulcelina Alves da Silva, 58 anos, vai comprar presentes para ela mesma com o décimo terceiro. E ainda vai gastar uma parte com a ceia de Natal.Mas quer pagar tudo à vista. “Como e bebo tudo o que tenho vontade nas festas de fim de ano e ainda junto para festejar meu aniversário em janeiro”, comenta.

FAZER POUPANÇA
Além da aposentadoria de um salário mínimo (R$678), Dulcelina também recebe pensão do INSS deixada pelo marido que morreu. Ela quer tentar economizar uma parte para colocar na poupança. “Tenho que ter uma reserva”, planeja.

Últimas de _legado_Economia