Sucesso na carreira: Como agir depois de uma entrevista

O entrevistador tem o papel de informar quando será dado o retorno

Por O Dia

Rio - Você fez tudo certo antes de participar de uma entrevista de emprego: conversou com pessoas que atuam no mesmo ramo de negócio da firma contratante, aprendeu as forças e fraquezas do mercado no qual ela atua, sabe quem são seus concorrentes e seus principais produtos, levantou a história da empresa e os seus resultados financeiros. Além disso, escolheu um vestuário adequado ao futuro cargo e saiu-se muito bem durante a conversa com o entrevistador. É uma grande oportunidade de emprego, mas o tempo passa e a empresa não dá retorno? Esta situação é bem comum e para não por tudo a perder é bom ter comportamento adequado após a entrevista de seleção para que essa etapa não atrapalhe uma futura contratação. Veja algumas dicas a seguir.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Recentemente participei de um processo seletivo em uma empresa e o entrevistador finalizou a conversa com elogios, afirmando que eu era uma forte candidata à vaga, embora ainda fosse me ligar para confirmar. Mas já se passaram três semanas e até agora nada. Devo ligar para saber se fui aprovada?”

Luana, Tijuca

Olá, Luana! Muita gente tem essa mesma dúvida quando a empresa demora a informar o resultado do processo seletivo. Mas, se não foi estipulado o prazo de retorno e o candidato não recebe nenhuma comunicação, o indicado é que ele demonstre interesse e faça o primeiro contato uma semana após ser entrevistado. Nessa conversa, pergunte o tempo de resposta previsto.

O entrevistador tem o papel de informar quando será dado o retorno, mas caso isso não aconteça, a dica para entrevistas futuras é que o entrevistado pergunte ao final: “Qual o tempo de resposta previsto para esse processo?” O selecionador vai indicar o prazo — dois dias, duas semanas ou até mais — e o candidato precisa conter a ansiedade e guardar.

Mas o que fazer quando a empresa não informar o resultado dentro do prazo combinado? O candidato pode ter uma postura profissional e ligar para perguntar se houve prorrogação do prazo de retorno do processo seletivo do qual ele participou, informando o tempo que foi orientado a esperar.

Uma entrevista de emprego é uma conversa formal, mas em via de mão dupla. Portanto, na hora da finalização uma boa dica é aproveitar para tirar as dúvidas que restaram, reforçar a impressão positiva com relação à vaga, agradecer ao entrevistador a oportunidade e despedir- se com cortesia, demonstrando tranquilidade e segurança.

É bom lembrar que a conversa não precisa acabar na despedida. A boa imagem do entrevistado também pode ser reforçada se, no dia seguinte, ele mandar um breve e-mail agradecendo a oportunidade de participar e de aprender com o processo. É bom não fechar portas.

Boa sorte!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

Últimas de _legado_Economia