Coluna do aposentado: Bloco vai desfilar dia 13 de fevereiro

Este ano, a agremiação percorrerá um novo trajeto no Centro da cidade, devido às obras na Avenida Rio Branco para implementação do VLT

Por O Dia

Rio - Os preparativos para o desfile do bloco carnavalesco organizado pela Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio (Faaperj) estão a todo vapor. No dia 6 de fevereiro acontecem o ensaio-geral e a escolha da rainha da agremiação. O enredo do bloco este ano será: “Em defesa da Previdência Social. Aposentados, porém na luta.” Os foliões da terceira idade vão poder brincar o Carnaval no dia 13 de fevereiro, a partir das 17h, no Centro.

“A defesa da Previdência Social será a tônica do nosso desfile. O ensaio-geral acontecerá na sede da Associação dos Ferroviários, em Deodoro, local onde os pré-carnavalescos vêm ocorrendo todas as sextas-feiras”, afirma Yedda Gaspar (foto), presidenta da federação e responsável pelo bloco.

A dirigente informou à coluna que a entidade obteve no dia 10 de dezembro autorização preliminar da Prefeitura do Rio para o bloco desfilar. Só que este ano, a agremiação percorrerá um novo trajeto no Centro da cidade, devido às obras na Avenida Rio Branco para implementação do VLT.

Segundo Yedda, o desfile começará com a concentração do bloco no Buraco do Lume, para depois seguir pela Avenida Graça Aranha, ruas Santa Luzia e México e voltar para o Buraco do Lume, fechando o circuito. A expectativa da organização é de que 1.200 pessoas participem do desfile deste ano.

Em 2014, o bloco fez outro trajeto de desfile. Devido às obras da Zona Portuária, a prefeitura transferiu o local da concentração e do desfile para os arredores da Igreja da Candelária, na esquina com a Rua Primeiro de Março. O cortejo seguiu pela Rua Visconde de Inhaúma até o Largo de Santa Rita. O trajeto original do bloco era a pista da Avenida Rio Branco, no Centro.

As camisas do Bloco dos Aposentados, que sai desde 1991, começam a ser vendidas na primeira semana de fevereiro. A indumentária terá estampado o emblema do Faaperj na frente e nas costas, a seguinte frase: “Em defesa da Previdência Social”.

Para que o bloco possa desfilar, a federação já cumpriu a parte burocrática. Após receber a autorização preliminar, assinada pelo supervisor do Carnaval de Rua, Alex Martins, a entidade encaminhou ofício à 5ª DP (Mem de Sá), ao 13º BPM (Praça Tiradentes) e ao Corpo de Bombeiros.

“Estamos com tudo pronto para pegarmos a autorização definitiva da prefeitura e botar o nosso bloco na rua”, avisou Yedda Gaspar, bem animada com o desfile.

Últimas de _legado_Economia