Pagamento para o Enem pode ser feito nos Correios

Paralisação de vigilantes prejudica candidatos no Rio

Por O Dia

Rio - Candidatos que estão com dificuldade para pagar a guia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas Agências do Banco do Brasil poderão usar os Correios e estabelecimentos comerciais para confirmar a inscrição da prova. A taxa deve ser paga nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais BB, formada por correspondentes bancários do banco em estabelecimentos comerciais como supermercados, drogarias e cooperativas de crédito. Na cidade do Rio, há 78 agências dos Correios habilitadas para receber os pagamentos.

A ampliação da rede deve-se à greve dos seguranças privados, cujos os vigilantes bancários fazem parte. A paralisação da categoria, que completa 34 dias hoje, alterou a rotina de várias agências bancárias, dificultando a quitação da guia e de pagamentos de boletos. Os não correntistas foram os mais prejudicados, pois não podem usar o serviço de autoatendimento dos caixas eletrônicos.

Os candidatos têm até amanhã para efetuar o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 35. Quem não quitar a cobrança corretamente terá a inscrição cancelada. Não é permitido fazer um agendamento para o dia 30, por exemplo.

Cerca de 60% dos inscritos no exame estão isentos do pagamento. O benefício vale para estudantes de instituições da rede pública e candidatos que se autodeclarem financeiramente carentes, ou seja, com renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.086).

Os pontos de atendimento do Banco Postal e da rede do Mais BB podem ser consultados no site https://www.bb.com.br. Demais dúvidas sobre o exame devem ser tiradas no site no Inep (enem.inep.gov.br).

RECORDE DE INSCRITOS

O Enem de 2014 será aplicado nos dias 8 e 9 de novembro. Nesta edição, 9,5 milhões de pessoas se candidataram, uma alta de 21,8% em relação a 2013, quando o número foi de 7,8 milhões de inscritos. A prova será usada por 115 universidades e instituições para acesso a cursos de graduação.

Últimas de _legado_Educação