Talentos Senac: uma vitória que vai além de pódio e medalhas

Para os alunos, participar da maior competição de educação profissionalizante do estado é o principal ganho

Por O Dia

Rio - Não é apenas um lugar no pódio que garante o sucesso na carreira profissional. Os conhecimentos adquiridos nos cursos do Senac RJ e a participação no Talentos Senac também fazem a diferença. "O Talentos é vitrine para as empresas”, diz a instrutora de Aprendizagem em Serviços Administrativos e do Varejo, Camila Nobre, do Senac Riachuelo (Rio).

Maior competição de educação profissionalizante do estado, o Talentos Senac 2014 teve início em agosto e está na fase das etapas semifinais. A próxima será nos municípios de Niterói e Resende, simultaneamente, no dia 11 de outubro. A grande final será no Parque Madureira, no Rio de Janeiro, no final de novembro.

"O diploma Senac traz reconhecimento. Isto é importante para minha carreira de maquiadora", analisa Lilian Fernandes, 33 anos, participante da competição. Luiza de Mello Siqueira da Silva, terceiro lugar no curso Técnico em Administração na etapa de Petrópolis, vai além: “Fiquei feliz em subir ao pódio, mas o estudo continua porque o Senac abre as portas”.

Saber maquiar os diversos tipos de pele é uma das provas de estética no SenacDivulgação / Mário Silvestre

Taís Sant'ana Teixeira, primeiro lugar no curso Cabeleireiro também na regional Petrópolis, acrescenta que “estudar no Senac me faz sentir mais profissional, apesar de já ter feito vários outros cursinhos na área". A coordenadora do curso de estética, Analice de Freitas, completa: "Passando pelo Talentos, os alunos se sentem seguros porque sabem que aprenderam as melhores técnicas de mercado”.

Luiz Jun Mochizick, 39 anos, aluno do curso Técnico em Administração, foi o primeiro colocado em sua categoria em uma das etapas regionais da semifinal. Para ele, a premiação não é o objetivo final, mas sim o indicativo de que está no caminho certo: “O curso está me dando o conhecimento de que eu preciso para realizar meus projetos".

As informações completas, a relação de candidatos classificados em cada etapa e o regulamento da competição estão disponíveis no site oficial do projeto (www.rj.senac.br/talentos)."

“É importante pesquisar”

O sonho de montar seu próprio negócio faz parte do objetivo de muitos alunos. A instrutora Analice de Freitas lembra que é importante estar atento a diversos aspectos do mercado. Eleita uma das melhores instrutoras da região que abrange Petrópolis, Teresópolis, Três Rios, Paraíba do Sul e Nova Friburgo, ela diz que não basta empreender. É preciso fazê-lo de forma consistente:

“Muitos dos que concluem um dos cursos do Senac optam por trabalhar em seu próprio espaço. Ou montam o negócio em casa mesmo ou alugam uma sala com outros profissionais da área, dividindo os horários. Isso é válido, mas é preciso que haja paciência no retorno dos ganhos e que se faça a compra de produtos e equipamentos com cautela. Também é importante fazer uma pesquisa sobre a área onde irão trabalhar, a localização do espaço e o perfil dos clientes”, ensinaAnalice, lembrando que é importante buscar sempre aperfeiçoamento.


Últimas de _legado_Educação