Começa a retirada de civis da Síria nas zonas sitiadas em Homs

Evacuação foi estipulada durante a primeira rodada da conferência de paz de Genebra

Por O Dia

Síria - A evacuação dos civis dos bairros cercados da cidade de Homs, no centro da Síria cercados há um ano e meio, começou nesta sexta-feira conforme o acordo humanitário alcançado entre o regime e os opositores, segundo a emissora oficial síria. A saída dos cidadãos está sendo realizada em cooperação com a ONU.

Esta evacuação foi estipulada durante a primeira rodada da conferência de paz de Genebra, entre os dias 22 e 31 de janeiro, onde se sentaram pela primeira vez na mesma mesa representantes do regime e a oposição, com a mediação do enviado da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi.

O governador de Homs, Talal Barazi, disse à AFP que o número previsto de pessoas que podem sair do bairro nesta sexta-feira é de 200. Em 26 de janeiro, Brahimi revelou que o regime estava disposto a permitir a saída de mulheres e crianças de Homs, assim como a entrada de um comboio humanitário nas horas seguintes.

O vice-ministro de Relações Exteriores da Síria afirmou ainda nesta sexta-feira que o governo decidiu participar de uma segunda rodada de conversas de paz na cidade suíça de Genebra, informou a TV estatal. "A participação da delegação da República Síria Árabe na conferência de Genebra na segunda rodada de negociações nesta segunda-feira foi decidida", disse a TV síria, citando o vice-ministro de Relações Exteriores sírio, Faisal Mekdad.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência